Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rubén Alvarez, Gonzalo | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5536314656072805 | - |
Autor(es): dc.contributor | Milani, Suellen Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/2821128318835622 | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira , Sara Mendonça Poubel de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0398256431785395 | - |
Autor(es): dc.creator | Lopes, Thaísa Caroline Montovani | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:41:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:41:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25208 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775581 | - |
Descrição: dc.description | A geração, disseminação e compartilhamento de fake news estimulam o negacionismo e desinformação na sociedade contemporânea. Analisa-se como o impacto provocado pela geração, disseminação e compartilhamento de fake news em canais de comunicação informal pode ser potencialmente inibido pelos bibliotecários. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, perpassando assuntos relacionados com as fake news, desinformação, bolhas informativas no âmbito das redes sociais, competência informacional, bibliotecários como mediadores da informação. No âmbito da Biblioteconomia e Ciência da Informação, apresentam-se algumas sugestões e iniciativas desenvolvidas por bibliotecas e bibliotecários voltadas para a inibição de geração, disseminação e compartilhamento de fake news, principalmente em ambientes virtuais de interação social. Conclui que, existe uma preocupação crescente por parte das bibliotecas e bibliotecários sobre a capacitação e desenvolvimento de competências informacionais que proporcionem aos usuários aptidões para identificar notícias falsas e minimizar o impacto negativo causado pelas fake news. | - |
Descrição: dc.description | The development, dissemination and sharing of fake news stimulate denialism and misinformation in contemporary society. It is analyzed how the impact aggravated by those within informal communication channels can be potentially inhibited by librarians. This research is characterized as a bibliographic, exploratory and descriptive, going through subjects related to fake news, disinformation, information bubbles in the context of social networks, informational literacy and librarians as information mediators. In the scope of Librarianship and Information Science some suggestions and initiatives developed by librarians and libraries are presented while aiming at inhibiting the development, dissemination and sharing of fake news, especially in virtual environments of social network. It is concluded that there is a growing concern on the part of libraries and librarians about the training and development of informational competencies that provide users with skills to identify fake news and minimize the negative impact caused by fake news. | - |
Descrição: dc.description | 49 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fake news | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bolhas informativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediador da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fake news | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento informacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bibliotecário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informational bubbles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information mediator | - |
Palavras-chave: dc.subject | Librarian | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fake news | - |
Título: dc.title | O bibliotecário no combate às Fake News dentro das bolhas informativas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: