A relação entre fala e escrita na alfabetização: “mas é que a gente fala assim”

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGoulart, Cecília Maria Aldigueri-
Autor(es): dc.contributorAlbuquerque, Andrea Serpa-
Autor(es): dc.contributorCoelho, Victoria Wilson da Costa-
Autor(es): dc.contributorCorais, Maria Cristina-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Natalia Pinagé-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15854-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775567-
Descrição: dc.descriptionEste estudo se insere na linha de pesquisa Linguagem, Cultura e Processos Formativos e resulta de uma pesquisa realizada com crianças de 2o ano do Ensino Fundamental do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, no ano de 2019. A pesquisa teve por objetivos compreender: a) como a relação entre a fala e a escrita se apresenta nos textos das crianças; e b) que relações as crianças estabelecem para utilizar os recursos gráficos que observam na escrita. Durante cinco meses acompanhamos as aulas de uma turma em processo de alfabetização. As observações feitas nas aulas foram registradas em caderno de campo e as interações, as conversas, foram gravadas em áudio. Os textos orais e escritos produzidos em sala de aula constituem o material da pesquisa. O referencial teórico-metodológico está fundamentado na perspectiva histórico-cultural, com ênfase na teoria da enunciação de Bakhtin. Com base em Smolka (2012), damos destaque à perspectiva discursiva da alfabetização, em que as crianças aprendem a escrever no contato vivo com os outros e com a língua, a partir das análises que fazem “ao dizer por escrito”. Pressupomos que, nesse processo, as crianças estabelecem, em alguma medida, relações entre fala e escrita e buscamos investigar a natureza dessas reflexões e relações, com base na perspectiva da heterogeneidade constitutiva dos discursos (CORRÊA, 1997, 2004). A análise do material evidenciou a natureza das relações entre fala e escrita estabelecidas pelas crianças da turma, os movimentos que realizaram para utilizar os recursos gráficos observados na escrita e a forma como transitaram entre os dois modos de enunciação – o oral e o escrito – para escrever e para aprender sobre a escrita-
Descrição: dc.descriptionThis study is part of the research line of Language, Culture and Formative Processes and results from a research carried out with second year children of Elementary School at Colégio Pedro II, in Rio de Janeiro, in 2019. The research has as its goals to understand: a) how the relation between speech and writing appears in children's texts; and b) what connections do the children establish to manage the graphic resources observed in writing. For five months we followed a class in the process of literacy. The observations made in the classes were registered in a field notebook and the interactions, conversations, were recorded in audio. The oral and written texts produced in the classroom constitute the research material. The theoretical-methodological referential is based on the historical-cultural perspective, with an emphasis on Bakhtin's enunciation theory. Based on Smolka (2012), we highlight the discursive perspective of literacy, in which children learn to write in living contact with others and with the language, from the analyzes they make “when saying in writing”. We assume that, in this process, children establish, to some extent, relations between speech and writing and we seek to investigate the nature of these reflections and relationships, based on the perspective of the constitutive heterogeneity of the discourses (CORRÊA, 1997, 2004). The analysis of the material evidenced the nature of the relationships between speech and writing established by the children in the class, the movements they made to use the graphic resources observed in writing and the way they moved between the two forms of enunciation - oral and written - for writing and to learn about writing-
Descrição: dc.description166 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização-
Palavras-chave: dc.subjectRelação fala-escrita-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos gráficos-
Palavras-chave: dc.subjectPerspectiva discursiva-
Palavras-chave: dc.subjectHeterogeneidade-
Palavras-chave: dc.subjectLiteracy-
Palavras-chave: dc.subjectRelation speech-writing-
Palavras-chave: dc.subjectGraphic resources-
Palavras-chave: dc.subjectDiscoursive perspective-
Palavras-chave: dc.subjectHeterogeneity-
Título: dc.titleA relação entre fala e escrita na alfabetização: “mas é que a gente fala assim”-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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