Proposta de aplicação dos conceitos de lean startup para a análise de vendas de cervejas artesanais no estado do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLima, Gilson Brito Alves-
Autor(es): dc.contributorGutierrez, Ruben Huamanchumo-
Autor(es): dc.contributorBergiante, Nissia Carvalho Rosa-
Autor(es): dc.creatorCorrêa, Vanessa dos Passos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/8415-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775555-
Descrição: dc.descriptionO mercado de cerveja artesanal ganhou força na revolução tecnológica e no processo de diversificação da alimentação a partir da década de 90. A migração de cervejas convencionais, que buscam apenas o volume de consumo, para as cervejas especiais, que trazem outras sensações de aroma, gosto e textura, ocasionou o surgimento de novas cervejarias no Brasil, principalmente na região Sudeste. Dessa forma, faz-se especialmente importante uma metodologia de gestão que estimule a inovação e auxilie no desenvolvimento desse novo produto. Dado esse cenário, o presente estudo tem como objetivo a aplicação de conceitos de Lean Startup para a análise de vendas de cervejas artesanais no estado do Rio de Janeiro. Os dados foram obtidos através de um questionário estruturado publicado na internet e a amostra utilizada no estudo são 226 consumidores de cerveja artesanal, moradores do estado do Rio de Janeiro e maiores de 18 anos. Realizou-se a aplicação da metodologia Lean Startup através de um passo a passo estruturado do Ciclo de Feedback: Construir-Medir-Aprender. O resultado do estudo é útil para qualquer empreendedor que deseja lançar uma nova cerveja artesanal. A metodologia possibilitou a avaliação não só de valores absolutos da amostra, mas também, de cada grupo de cliente que entrou em contato com o produto, além de contribuir para o entendimento das ações de vendas do mercado de cervejas artesanais e para a eliminação daquelas que não geram valor ao cliente. Concluiu-se que, mesmo inovando em um mercado novo e de plena expansão, é possível otimizar recursos financeiros através da metodologia Lean Startup. Essa metodologia reduz o risco de um novo empreendimento, ajudando os empreendedores a lançarem produtos que os clientes realmente querem, mais rapidamente e com menor custo que a abordagem tradicional-
Descrição: dc.descriptionThe craft beers market gained power in technological revolution and in food diversificantion process since 1990s. The migration of conventional beers which seek only the amount of consumption, to craft beers which brings other sensations of taste and texture, resulted the emergence of new breweries in Brazil, mainly in the southeast region. In this way, is it especially important a management methodology which encourages the innovation and helps in the development of this new product. Given this scenario, the present work aims the aplication of Lean Startup concept for crafts beers sales analysis in the state of Rio de Janeiro. The data were collected through a structured quesionnaire published on the internet. Participated in the survey 226 consumers of craft beers, residentes of the state of Rio de Janeiro and over eighteen years old. Lean Startup Methodology aplication were carried out thought a structured step by step Feedback Loop: Build-Measure-Learn. The result is useful for any entrepreneurs who wish to create a new craft beer. The methodology analyzes not only absolute values, but also, each customer group that came in contact with the product also contributed for the understanding of sales actions and elimination of sales actions that not add value in customers opinion. It was concluded thar even in a growing new marketing, it is possible optimize financial resources through the lean startup methodology. This methodology reduce the risk of a new business, helping entrepreneurs to create products that the costumers really want, faster and cheaper than traditional approach-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLean startup-
Palavras-chave: dc.subjectCervejas artesanais-
Palavras-chave: dc.subjectCiclo de feed back-
Palavras-chave: dc.subjectInovação-
Palavras-chave: dc.subjectVendas-
Palavras-chave: dc.subjectIndústria cervejeira-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectLean startup-
Palavras-chave: dc.subjectCraft beers-
Palavras-chave: dc.subjectFeedback loop-
Palavras-chave: dc.subjectInnovation-
Palavras-chave: dc.subjectSales-
Título: dc.titleProposta de aplicação dos conceitos de lean startup para a análise de vendas de cervejas artesanais no estado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.