Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barboza, Eduardo Uchoa | - |
Autor(es): dc.contributor | Roboredo, Marcos Costa | - |
Autor(es): dc.contributor | Pessoa, Artur Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Kaio Borges Mendes da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:41:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:41:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-10-05 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23462 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775547 | - |
Descrição: dc.description | No século XXI, existe a tendência da substituição de veículos movidos a combustíveis fosseis por veículos elétricos. Entretanto, uma das características dos veículos elétricos é a sua limitada autonomia e a necessidade de recarregamentos frequentes. Além disso, os recarregamentos são relativamente lentos. Este trabalho aborda o problema de roteamento de veículos com janela de tempo para veículos elétrico, onde pode ser necessário realizar até uma recarga no meio da rota. Foi desenvolvido um algoritmo exato baseado em geração de colunas e de cortes, a partir de um modelo no pacote VRPSolver, e seu resultado foi comparado com um artigo recente que utiliza uma heurística para a sua resolução. Experimentos computacionais indicam que o algoritmo é capaz de obter soluções ótimas para problemas com até 100 clientes | - |
Descrição: dc.description | In the XXI century, there is a trend towards replacing fossil fuel-powered vehicles for electric vehicles. However, one of the characteristics of electric vehicles is their limited autonomy and the need for frequent recharging. Also, reloads are relatively slow. This work deals with the problem of routing vehicles with time window for electric vehicles, where it may be necessary to recharge the battery once in the middle of the route. An exact algorithm based on cut and column generation was developed from a model in the VRPSolver package, and its result was compared with a recent article that uses a heuristic for its resolution. Computational experiments indicate that the algorithm is capable of obtaining optimal solutions for problems with up to 100 clients | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação linear inteira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Roteamento de veículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Janela de tempo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Programação linear | - |
Palavras-chave: dc.subject | Roteamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veículo elétrico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integral linear programming | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vehicle routing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Time window | - |
Palavras-chave: dc.subject | VRPSolver | - |
Título: dc.title | Algoritmo exato para roteamento de veículos elétricos com janela de tempo e parada para recarga | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: