Ansiedade: uma revisão integrativa desse fenômeno entre os estudantes de enfermagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTavares, Claudia Mara de Melo-
Autor(es): dc.contributorSilva, Rose Mary Costa Rosa Andrade-
Autor(es): dc.contributorMuniz, Marcela Pimenta-
Autor(es): dc.contributorPereira, Eliane Ramos-
Autor(es): dc.creatorSilva, Bruna Rodrigues da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-08-
Data de envio: dc.date.issued2014-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2879-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775535-
Descrição: dc.descriptionÉ grande a pressão e a tensão enfrentadas pelos estudantes de enfermagem durante sua fase acadêmica. Eles têm que se preparar muito bem porque lidam diretamente com os pacientes nas suas mais variadas modalidades hospitalares durante todo o curso por meio dos sucessivos estágios curriculares. As dificuldades pessoais, os desafios da academia e da profissão, a preocupação com a carreira profissional, são fatores próprios da sua área de formação que os tornam sujeitos protagonistas em potencial da ansiedade neste contexto histórico global ansiogênico que vivemos. Este estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura científica nacional e internacional sobre a ansiedade, com o objetivo de pesquisar os fatores que contribuem para a ocorrência de ansiedade entre os estudantes de enfermagem, identificando suas consequências e formas de combater esse mal. A partir dos Descritores Ciência e Saúde (DeCS), ansiedade e estudantes de enfermagem usados ao mesmo tempo com uso do booleano “and”, foram encontrados 375 artigos nas principais bases de dados virtuais para pesquisas cientificam contidas na Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), dos quais somente 18 artigos foram selecionados para a construção deste trabalho de conclusão de curso. Ficou observado que os principais fatores que desencadeiam a ansiedade nos estudantes de enfermagem estão ligados a situações onde os mesmos estão sendo avaliados de alguma forma. Além disso, o medo das novas experiências no campo profissional contribuem juntamente com fatores pessoais, influenciando de forma negativa na vida acadêmica. Dessa forma, o estudo contribui com uma abordagem a favor da prevenção e combate a ansiedade, principalmente entre os estudantes de enfermagem, deixando claro que a ansiedade é um mal preocupante e que pessoas acometidas necessitam de acompanhamento especializado-
Descrição: dc.descriptionIt is great pressure and stress faced by nursing students during their academic stage. They have to prepare very well because they deal directly with patients in its various hospital procedures throughout the course by means of successive internships. Personal difficulties, challenges the academy and the profession, the concern for professional career, are proper factors of your training area that make potential protagonists subject the anxiety this anxiogenic global historical context which we live. This study deals with an integrative review of national and international scientific literature on anxiety, in order to investigate the factors that contribute to the occurrence of anxiety among nursing students, identifying its consequences and ways to combat this evil. From Descritores Ciência e Saúde (DeCS), were found 375 articles in major online databases for research cientificam contained in Biblioteca Virtual da Saúde (BVS), of which only 18 articles were selected for the construction of this course conclusion work . It was observed that the main factors that trigger anxiety in nursing students are linked to situations where they are being evaluated in some way. In addition, fear of new experiences in the professional field work together with personal factors, influencing negatively in academic life. Thus, the study provides an approach for preventing and combating anxiety, especially among nursing students, making it clear that anxiety is a worrying evil and that affected people need specialized treatment-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnsiedade-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectAnsiedade-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de enfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectAnxiety-
Palavras-chave: dc.subjectNursing students-
Título: dc.titleAnsiedade: uma revisão integrativa desse fenômeno entre os estudantes de enfermagem-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.