Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, André | - |
Autor(es): dc.contributor | Pascolati, Sonia Aparecida Vido | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira Neto, Godofredo de | - |
Autor(es): dc.contributor | Dias, Angela Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Chiarelli, Stefania Rota | - |
Autor(es): dc.creator | Cavalcante Júnior, Raimundo Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:41:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:41:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30350 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775531 | - |
Descrição: dc.description | Este estudo traz uma análise do trabalho do encenador brasileiro Aderbal Freire-Filho que, no início da década de 1990, dirigiu o espetáculo A mulher carioca aos 22 anos, a partir da obra homônima do escritor João de Minas. Com esta montagem o diretor deu forma a seu projeto de encenar uma obra literária sem adaptá-la ao gênero dramático, levando ao palco toda riqueza do texto romanesco e criando um gênero de encenação nomeado por ele como Romance-em- cena. Ao longo dos anos, outros dois espetáculosforam produzidos, aprimorando a metodologia deste gênero, assim O que diz Molero (2003) do escritor português Dinis Machado e O púcaro búlgaro (2006), do brasileiro Campos de Carvalho, ganharam suas versões cênicas. Este estudo tem objetivo analisar o processo de transposição desses romances para o teatro, percebendo como Aderbal Freire-Filho construiu a escrita cênica deste projeto. Busca-se ainda detectar como essa aproximação entre Literatura e Teatro, promovida pelo diretor, contribuiu para que as obras literárias encenadas ganhassem visibilidade e dialogassem com as épocas de suas montagens, bem como pretende-se perceber a atualidade das questões sociais e existenciais trazidas nestes romances. | - |
Descrição: dc.description | This study analyzes the Brazilian stage director Aderbal Freire-Filho ́s work, who, in the early 1990s, directed the play A mulher carioca aos 22 anos, based on João de Minas’ homonymous novel. With this production, the director shaped his project of staging a literary work without adapting it to the dramatic genre, bringing to the stage the richness of the novelistic text and creating a genre of staging that he named Romance-in-Scene. Over the years, two other plays were produced from the improvement of the methodology of this genre. Therefore, O que diz Molero (2003), by Portuguese writer Dinis Machado, and O púcaro búlgaro (2006) by Brazilian playwright Campos de Carvalho, were given a scenic version. This study aims to analyze the process of transposing these novels to the theater, perceiving how Aderbal Freire-Filho constructed the scenic writing of this project. It also seeks to detect how this approach between Literature and Theater, promoted by the director, contributed to the visibility of the staged literary works and how they dialogued with the times of their productions. Furthermore, it aims to perceive the relevance of the social and existential issues brought up in these novels. | - |
Descrição: dc.description | 188 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aderbal Freire-Filho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Romance-em-cena | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centro de Demolição e Construção do Espetáculo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Freire Filho, Aderbal, 1941-2023 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theater | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aderbal Freire-Filho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Romance-in-Scene | - |
Palavras-chave: dc.subject | Centro de Demolição e Construção do Espetáculo | - |
Título: dc.title | A Literatura vai ao Teatro: o Romance-em-cena de Aderbal Freire-Filho | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: