Tópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Douglas Santos Rodrigues-
Autor(es): dc.contributorAuler, Luiz Telmo da Silva-
Autor(es): dc.contributorHelayël-Neto, José Abdalla-
Autor(es): dc.contributorRodrigues, Flavio Napole-
Autor(es): dc.contributorPimenta, André Rocha-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5562620583226453-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0015478917428941-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2962103182860488-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7964458773966012-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4044332658989430-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5930350614206693-
Autor(es): dc.creatorSilva, Carlos José Sá da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-31-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22244-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PROFIS.2021.mp.08463038760-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775528-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho apresenta uma sequência didática para que os professores de física possam lecionar o conteúdo de óptica no Curso Normal a nível médio do estado do Rio de Janeiro. Os tópicos abordados estão em consonância com o currículo proposto para o Curso Normal, como também com a nova Base Nacional Comum Curricular do ensino fundamental, haja vista que os futuros professores trabalharão conteúdos de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. A sequência didática proposta traz aspectos da óptica física e da óptica geométrica por meio de experimentos de baixo custo, alicerçados na teoria da aprendizagem significativa e nos 3 momentos pedagógicos, onde a dialogicidade entre professor e aluno é peça chave no desenvolvimento das atividades propostas. Durante a sequência os alunos são convidados a conhecer o mundo da luz através das práticas experimentais, tão importantes para o desenvolvimento da ciência ao longo da história, tratando das diferenças entre som e luz, a natureza da luz, sua velocidade de propagação seus princípios, os fenômenos da reflexão e da refração, o estudo das cores bem como os instrumentos ópticos. Dessa forma o intuito da sequência é despertar nos alunos, futuros professores, a curiosidade, o interesse, novas formas de ensinar ciências e também proporcionar condições para que haja uma aprendizagem significativa de um assunto tão presente no cotidiano das pessoas-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES-
Descrição: dc.descriptionThis study presents a didactic sequence elaborated so that physics teachers can teach the optics content at the elementary teaching training course in high schools in the state of Rio de Janeiro. The covered topics are in agreement with the proposed curriculum for the teaching training, as well as with the new NCSB (National Common Syllabus Base) for the elementary school, once future teachers will work with the Science contents in the first years of that segment. The proposed didactical sequence brings aspects of the optical physics and geometric physics by low-cost experiments, based on the meaningful learning theory and on the three pedagogical moments where the dialogue between the teacher and student is the key to the development of the proposed activities. During the sequence, the students are invited to know the world of light through the experimental practices that are so important for the development of science throughout history pointing out the difference between sound and light, nature of light, its speed of propagation, its principles, the phenomena of reflection and refraction, the study of colors as well as the optical instruments. Therefore, the aim of the sequence is to awaken in students, future teachers, the curiosity, the interest in new ways of teaching science and also to provide conditions to a meaningful learning of a subject so present in people’s daily lives-
Descrição: dc.description182f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectÓptica-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentos-
Palavras-chave: dc.subjectSequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectCurso Normal-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de física-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (Estado)-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem por atividades-
Palavras-chave: dc.subjectCurso Normal-
Palavras-chave: dc.subjectOptics-
Palavras-chave: dc.subjectExperiments-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic sequence-
Palavras-chave: dc.subjectElementary teaching training course-
Título: dc.titleTópicos de óptica para o Curso Normal por meio de uma sequência didática-
Título: dc.titleOptics topics for elementar teaching training course through a didatic sequence-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.