Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vinagre, Cybele Tavares Maia | - |
Autor(es): dc.creator | Weber, Mauro Nunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:41:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:41:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26486 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775525 | - |
Descrição: dc.description | Neste trabalho, levantamos na literatura alguns aspectos das discussões sobre a relevância da disciplina de Análise Real para o curso de licenciatura em matemática sob a perspectiva de vários dos atores envolvidos com ele. Também buscamos entender o que diferencia as práticas profissionais do matemático pesquisador e do professor de escola básica. Esta bagagem nos serviu de apoio para estudar o conceito de Aprendizagem Situada, a partir do qual obtivemos evidências da importância de situar o aprendizado do licenciando em experiências vindas da sala de aula. A partir de todo este estudo, e usando como modelo a experiência relatada no artigo Making real analysis relevant to secondary teachers: building up from and stepping down to practice de Nicholas H. Wasserman, Timothy Fukawa-Connelly, Matthew Villanueva, Juan Pablo Mejia-Ramos e Keith Weber publicado em PRIMUS (Problems, resources, and issues in mathematics undergraduate studies) em 2016, nos sentimos aptos a propor uma atividade, adaptada da que é ali apresentada, a ser desenvolvida numa turma do curso de licenciatura em matemática da Universidade Federal Fluminense, para alunos que já tenham cursado um primeiro semestre de Análise, com o intuito de contribuir para mostrar-lhes em alguma medida, a relevância da disciplina para a sua futura prática profissional | - |
Descrição: dc.description | In this work, we in this work, we survey in the literature some aspects of the discussions about the relevance of Real Analysis for the undergraduate course in mathematics for teachers under the perspective of several of the actors involved with it. We also attempt to understand what differentiates the professional practices of the mathematician involved with research and the basic school teacher. This background helped us to study the concept of Situated Learning, from which we obtained evidence of the importance of situating the student's learning in experiences coming from the classroom. Based on this entire study, and using as a model the experience reported in the article making real analysis relevant to xecondary teachers: building Up from and stepping down to practice by Nicholas H. Wasserman, Timothy Fukawa-Connelly, Matthew Villanueva, Juan Pablo Mejia- Ramos and Keith Weber published in 2016 in PRIMUS (Problems, resources, and issues in mathematics undergraduate studies, we felt able to propose an activity, adapted from the one presented there, to be developed in a class of the undergraduate course in mathematics at Universidade Federal Fluminense, for students who have already studied a first semester of Real Analysis, in order to contribute to show them in some measure, the relevance of the discipline for their future professional practice | - |
Descrição: dc.description | 59 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação matemática do professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem situada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise real | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics teacher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Situated learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Real analysis | - |
Título: dc.title | Uma abordagem da análise real para o curso de licenciatura sob a perspectiva da aprendizagem situada | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: