O uso do quiz virtual para atualização de cateterismo nasoenteral em suas dimensões clínica, técnica e legal: inovação de ensino em fundamentos de enfermagem

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCorreia, Dayse Mary da Silva-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0432978910790784-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Simone Cruz Machado-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9671182118965138-
Autor(es): dc.contributorCamacho, Alessandra Conceição L. Funchal-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/8877729715215331-
Autor(es): dc.contributorPinheiro, Fernanda Machado-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7656988365524381-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4445294337097988-
Autor(es): dc.creatorCunha, Rodrigo Pernas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-29-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/25463-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775504-
Descrição: dc.descriptionO uso da tecnologia na educação possibilita sobretudo a interação do docente com seus alunos. Portanto, o objetivo foi promover uma atualização relacionada ao cateterismo nasoenteral em suas dimensões clínica, técnica e legal, utilizando um Quiz Online. Método: estudo exploratório, de abordagem tipo Survey, com 51 alunos de 4º ao 9º período do curso de graduação de enfermagem da Universidade Federal Fluminense, utilizando para coleta de dados um Quiz Online no período de 02 a 05 de julho de 2017. O Quiz foi desenvolvido contêm inicialmente o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Digital, dados de identificação (sexo, idade, matrícula ativa no período respectivo e local de origem). E logo a seguir, o conteúdo sobre a dieta e sonda enteral, sendo composto por três dimensões (clínica, técnica e legal) com 12 (doze) perguntas para dimensão clínica, 16 (dezesseis) para a dimensão técnica e 8 (oito) para a dimensão legal, constituindo assim, um total de 36 (trinta e seis) questões objetivas, onde para cada uma houve 4 (quatro) opções de resposta (A, B, C e D) sobre o tema. Para análise, os dados foram apresentados em gráficos, expressos em frequência (n) e percentual (%) para erros e acertos de cada questão, e para os dados de identificação. Resultados: dos 51 participantes, 80,4% são do sexo feminino, a faixa etária de maior frequência é de 21 a 23 anos, sendo o período mais prevalente (80,4%) que respondeu ao Quiz, os últimos períodos (80,4%), ou seja, 7º, 8º e 9º período da graduação, e a maioria (94,1%) provenientes do estado do Rio de Janeiro. Das 36 questões objetivas do Quiz, a média global de respostas corretas foi de 21 acertos. Para as respostas subjetivas, quanto aos pontos positivos, negativos e sugestões, houve o retorno qualitativo de 28 graduandos. Conclusão: o sigilo e confidencialidade sugere mais segurança ao graduando em responder as perguntas propostas, tornando-o responsável pela construção do seu próprio conhecimento diante da possibilidade de pesquisas online. Portanto, esta interatividade estabeleceu além de atualização, pontos de interesse para contribuição de conteúdos na atualização e formação, visto que todas as respostas foram disponibilizadas com evidências científicas-
Descrição: dc.descriptionThe use of technology in education makes it possible for teachers to interact with their students. Therefore, the objective was to promote an update related to nasoenteral catheterization in its clinical, technical and legal dimensions, using a Quiz Online. Method: an exploratory study, with a Survey type approach, with 51 students from the 4th to 9th grade of the nursing undergraduate course at the Fluminense Federal University, using a Online Quiz for data collection from July 02 to 05, 2017. The Quiz Was developed initially contain the Term of Free and Informed Consent, identification data (gender, age, active enrollment in the respective period and place of origin). The contents of the diet and enteral tube were composed of three dimensions (clinical, technical and legal) with 12 (12) questions for clinical dimensions, 16 (sixteen) for the technical dimension and 8 (eight) for The legal dimension, constituting a total of 36 (thirty-six) objective questions, where for each there were 4 (four) response options (A, B, C and D) on the subject. For analysis, the data were presented in graphs, expressed in frequency (n) and percentage (%) for errors and correct answers of each question, and for identification data. Results: of the 51 participants, 80.4% are female, the most frequent age group is 21 to 23 years old, the most prevalent period (80.4%) that answered the Quiz, the last periods (80, 4%), that is, 7th, 8th and 9th graduation years, and the majority (94.1%) from the state of Rio de Janeiro. Of the 36 objective questions in the Quiz, the overall average of correct answers was 21 hits. For the subjective answers, regarding the positives, negatives and suggestions, there was the qualitative return of 28 students. Conclusion: Confidentiality and confidentiality suggest a greater degree of security for the graduate in answering the questions asked, given the lack of evaluative intent, making him responsible for building his own knowledge in the face of the possibility of online research. Therefore, this interactivity established beyond update, points of interest to contribute content in the update and training, since all the answers were made available with scientific evidence-
Descrição: dc.description132 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectCateterismo-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectNursing-
Palavras-chave: dc.subjectHigher education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational technology-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Título: dc.titleO uso do quiz virtual para atualização de cateterismo nasoenteral em suas dimensões clínica, técnica e legal: inovação de ensino em fundamentos de enfermagem-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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