Projetos educativos no Instituto de pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro: uma prática de sensibilização para concientização ambiental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Renata de Sá Osborne da-
Autor(es): dc.contributorCPF:45565576722-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790951D4-
Autor(es): dc.contributorEigenheer, Emílio Maciel-
Autor(es): dc.contributorCPF:70989977722-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721981Y6-
Autor(es): dc.contributorHatakeyama, Kazuo-
Autor(es): dc.contributorCPF:19100340922-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/1365035677484069-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Milena Goulart Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-05-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2005-04-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17781-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775491-
Descrição: dc.descriptionThe study proposed to investigate the activities that promote environmental reflection in the Botanical Garden Research Institute of Rio de Janeiro, which offers a place of interaction with nature that is important for the development of non-formal education. It is an alternative place to learn and to teach nature preservation, offering a favorable environment for the implementation of educative practices that lead the public to reflect over relevant questions such as the environment. This study emphasized in its theoretical part, the relation of the Brazilian environment questions and the education in the Botanical Garden of Rio de Janeiro. This can be used, especially to contribute with the conservation / preservation of the environment as well as to help overcome the main local environmental problems. To collect data, it was used a form directed to the visitors and filled by the researcher, internal document analysis and observations of three educative projects developed in the institution. The study focused on the activities of sensitization through the process of environmental perception, aiming the change of habits and attitudes of the visitors of the Garden. Therefore it presented a concern in divulging complex questions such as ethics, social values, and economic questions in the sustainability context.-
Descrição: dc.descriptionO estudo se propôs a investigar as atividades relacionadas à reflexão do meio ambiente no Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que oferece um espaço de interação com a natureza importante para a implementação da educação não-formal. Ele é um lugar alternativo para aprender e ensinar sobre a preservação da natureza, e oferece um ambiente favorável a implementação de práticas educativas que conduzam a população a refletir sobre questões relevantes como o meio ambiente. Esse estudo destacou na parte teórica, a relação das questões ambientais brasileiras e a educação abordadas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e como este pode ser utilizado, especialmente para contribuir com a conservação / preservação do meio ambiente assim como para ajudar na superação dos principais problemas ambientais locais. Para coleta de dados foi utilizado um formulário dirigido aos visitantes e preenchido pela pesquisadora, análise de documentos internos e observação de três projetos educativos realizados na instituição. O estudo enfocou as atividades de sensibilização através do processo de percepção ambiental, visando a mudança de hábitos e atitudes dos frequentadores do Jardim. Sendo assim, apresentou uma preocupação em divulgar questões complexas, como ética, valores sociais, e questões econômicas dentro do contexto da sustentabilidade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Federal Fluminense-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Publicador: dc.publisherBR-
Publicador: dc.publisherUFF-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectSistemas de gestão-
Palavras-chave: dc.subjectMeio ambiente-
Palavras-chave: dc.subjectResíduos industriais-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectSustentabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEducative practices-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental perception-
Palavras-chave: dc.subjectSustentainability-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO BASICO::RESIDUOS SOLIDOS, DOMESTICOS E INDUSTRIAIS-
Título: dc.titleProjetos educativos no Instituto de pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro: uma prática de sensibilização para concientização ambiental-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.