Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ana Claudia Cruz da | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Mirian Alves de | - |
Autor(es): dc.contributor | Jesus, Jaqueline Gomes de | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Rejane Fernandes da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:41:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:41:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22062 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775486 | - |
Descrição: dc.description | A presente monografia é fruto de 4 anos de imersão em um trabalho de campo multifacetado, que se deu através do mundo virtual (online) e de eventos presenciais LGBTI+(offline), onde me dediquei a acompanhar principalmente a trajetória artístico-política de duas multiartistas, travestis, pretas e periféricas brasileiras: Linn da Quebrada e Rosa Luz. Apesar de sua centralidade em minha análise, as enxergo como duas artistas expoentes dentro de uma rede transvestigênere muito mais ampla em todo país, que tem conseguido ocupar espaços, resistir ao epistemicídio e silenciamento históricos imposto sobre sujeitos nãonormativos e construído novas narrativas sobre si. O objetivo, portanto, é demostrar como pessoas transvestigêneres de todo o Brasil tem construído um potente conhecimento (afro)transfeminista, um conhecimento travesty e proposto também um novo marco civilizatório. Desta forma, observo como o conhecimento construído por esse sujeitos não-normativos tem a potência de criar fissuras nas estruturas sociais racistas e transfóbicas em via de fazê-las ruir | - |
Descrição: dc.description | This monograph is the result of 4 years of immersion in a multifaceted fieldwork, which happened through the virtual world (online) and in-person LGBTI+ events (offline), in which I dedicated myself to follow mainly the artistic-political trajectory of two multi artist, transvestite, black and Brazilian suburban people: Linn da Quebrada and Rosa Luz. Despite their centrality in my analysis, I see them as outstanding artists within a much broader transvestigênere network across the country, which has managed to carve out places, to resist the epistemicide and historical silence imposed on non-normative people and built up new narratives about themselves. The objective, therefore, is to demonstrate how transvestigênere people from all over Brazil have built a (afro) transfeminist knowledge, a travesty knowledge and also proposed a new civilizing framework. In this way, I observe how the knowledge constructed by these non-normative people has the power to create cracks in racist and transphobic social structures in the process of making them collapse | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção de conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transfeminismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rede transvestigênere | - |
Palavras-chave: dc.subject | Travestismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Travesti | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ativismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Knowledge production | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transfeminism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transvestigênere network | - |
Título: dc.title | Giro decolonial da quebrada: a produção de conhecimento travesty no Brasil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: