Solução educacional para o Ensino Médio? uma análise sobre a política curricular do Programa de Educação Integral do Estado do Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraujo, Flávia Monteiro de Barros-
Autor(es): dc.contributorNajjar, Jorge Nassim Vieira-
Autor(es): dc.contributorSantos, Pablo Silva Machado Bispo dos-
Autor(es): dc.contributorMocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre-
Autor(es): dc.creatorSouza, Juliana Rodrigues de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15769-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775483-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação de mestrado tem como objetivo analisar a dimensão curricular da política educacional denominada Solução Educacional para o Ensino Médio (SEEM), formulada em 2012 no âmbito da parceria institucional entre a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e o Instituto Ayrton Senna. O trabalho tem como foco a investigação do processo de recontextualização da educação integral na rede estadual promovido a partir da mesma. O estudo, de caráter qualitativo, recorre à pesquisa bibliográfica e à análise documental Para os fins deste trabalho, portanto, são analisados os marcos legais e os documentos oficiais da política. Por se tratar de uma política fruto de uma parceria entre o poder público, o terceiro setor e a iniciativa privada, em nível macro consideram-se questões acerca da atuação do Estado e do Terceiro Setor, assim como as estratégias de reestruturação do modelo de produção capitalista a partir dos processos de neoliberalização e de terceira via. No micro campo, investiga-se a dimensão curricular da política mencionada, pautada em um conceito específico de educação integral que visa superar o fracasso escolar. A SEEM apresenta como princípios basilares: o protagonismo juvenil, o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais e a flexibilização curricular. A partir das categorias analíticas elencadas, investiga-se a conceituação de educação integral; de currículo flexível e de competências. Somado a este esforço, são analisadas as concepções de educação integral que orientam as experiências de educação integral brasileiras e o projeto de educação e de sociedade a que se referem. A pesquisa busca não perder de vista os aspectos reformistas e de despolitização que a concepção da politica traz para a educação básica-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis master's dissertation aims to analyze the curricular dimension of the educational policy called Educational Solution for Secondary Education (SEEM), formulated in 2012 within the scope of the institutional partnership between the State Department of Education of Rio de Janeiro and the Ayrton Senna Institute. The work focuses on the investigation of the recontextualization process of integral education in the state network promoted from the same policy. The qualitative study uses bibliographic research and document analysis. For the purposes of this work, therefore, the legal frameworks and official policy documents are analyzed. As it is a policy resulting from a partnership between the public authorities, the third sector and the private sector, at a macro level, questions about the performance of the State and the Third Sector are considered, as well as the restructuring strategies of the capitalist model of production from the processes of neoliberalization and third way. In the micro field, the curriculum dimension of the mentioned policy is investigated, based on a specific concept of integral education that aims to overcome school failure. The basic principles of SEEM are: youth protagonism, the development of cognitive and socioemotional skills and curriculum flexibility. From the analytical categories listed, the concept of integral education is investigated; flexible curriculum and skills. In addition to this effort, the concepts of integral education that guide Brazilian integral education experiences and the education and society project to which they refer are analyzed. The research seeks not to lose sight of the reformist and depoliticization aspects that the conception of the policy brings to basic education-
Descrição: dc.description114 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação integral-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas curriculares-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação integral-
Palavras-chave: dc.subjectIntegral education-
Palavras-chave: dc.subjectSecondary education-
Palavras-chave: dc.subjectEducational politics-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum policies-
Título: dc.titleSolução educacional para o Ensino Médio? uma análise sobre a política curricular do Programa de Educação Integral do Estado do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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