Inclusão de alunos com deficiência intelectual em cursos de ciências no ensino superior: uma análise bibliográfica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmado, Beatriz Crittelli-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Ana Angélica Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorSantos, Caroline Vieira de Campos Gonzalez dos-
Autor(es): dc.creatorAlves, Paloma de Azeredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-07-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22469-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775480-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como principal objetivo analisar o processo de inclusão de pessoas com deficiência intelectual no contexto do ensino superior que estão matriculadas nos cursos de ciências no Brasil. Para isso, foi realizada análise bibliográfica onde foram recolhidos trabalhos das seguintes fontes de dados: Google Acadêmico; SciELO e BDTD, dentro do recorte temporal entre os anos de 2008 a 2020. Os resultados apontam a inexistência de publicações de trabalhos relacionados a essa temática. Embora o censo do ensino superior realizado no ano de 2018 pelo INEP aponte que há um número considerado de pessoas com deficiência intelectual matriculadas nas instituições de ensino superior no país, não há relatos e nem trabalhos publicados que informam como anda o processo de inclusão desse público em cursos de ciências. A conclusão estabelece a importância da reflexão e da elaboração de trabalhos que abordem essa temática e que, principalmente, evidencie que alunos com deficiência intelectual estão presentes nas instituições de ensino superior e que há uma grande e necessária demanda de estudos para que esses alunos possam usufruir de um ensino equitativo e de qualidade, mudando a visão de senso comum que o pensar, fazer e estudar ciências não é uma tarefa apenas para gênios, mas sim um direito de todos.-
Descrição: dc.descriptionThe present work has as main objective to analyze the process of inclusion of people with intellectual disabilities in the context of higher education who are enrolled in science courses in Brazil. For this, a bibliographic analysis was carried out, where works were collected from the following data sources: Google Scholar; SciELO and BDTD, within the time frame between the years 2008 to 2020. The results point to the lack of publications of works related to this theme. Although the census of higher education conducted in 2018 by INEP points out that there are a number of people with intellectual disabilities enrolled in higher education institutions in the country, there are no reports or published works that inform how the process of inclusion of this public is going. in science courses. The conclusion establishes the importance of reflection and the elaboration of works that address this theme and that, mainly, shows that students with intellectual disabilities are present in higher education institutions and that there is a great and necessary demand for studies so that these students can enjoy of an equitable and quality education, changing the common sense view that thinking, doing and studying science is not just a task for geniuses, but a right for everyone.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão social-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectScience teaching-
Palavras-chave: dc.subjectUniversity education-
Palavras-chave: dc.subjectIntellectual disability-
Título: dc.titleInclusão de alunos com deficiência intelectual em cursos de ciências no ensino superior: uma análise bibliográfica-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.