Ma Rainey, Bessie Smith e o renascimento do Harlem: sexualidade, política e cultura negras nos EUA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, DenÍlson Araújo de-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/9650761438348301-
Autor(es): dc.contributorRibeiro, Ana Paula Alves-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0181466068579034-
Autor(es): dc.contributorNercolini, Marildo José-
Autor(es): dc.contributorBarata, Denise-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Lucas de Oliveira do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/33061-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775461-
Descrição: dc.descriptionPor meio dessa pesquisa, tendo como base o conceito de afrocentricidade cunhado pelo pesquisador Molefi Asante, busco analisar a forma como Ma Rainey e Bessie Smith dialogaram com o principal movimento político e artístico negro americano da década de 1930, o Renascimento do Harlem. Defendo que tal movimento contribuiu para a elaboração de uma nova forma de ser negro, reimaginando a própria imagem por meio da arte e reivindicando mudanças sociais a partir da luta antirracista. A partir da noção de autoficção elaborada por Kimberly Mack, busco compreender de que forma Rainey e Smith mobilizaram o Blues a fim canalizar suas reivindicações por uma nova realidade social para o povo negro – especialmente as mulheres –, criando laços afetivos por meio de suas obras, mobilizando a música como canal de expressão criativa e de resistência.-
Descrição: dc.descriptionThrough this research, based on the concept of Afrocentricity coined by researcher Molefi Asante, I seek to analyze how Ma Rainey and Bessie Smith dialogued with the main black American political and artistic movement of the 1930s, the Harlem Renaissance. I argue that this movement contributed to making a new way of being black, reimagining one's own image through art and claiming social changes from the anti-racist struggle. Based on the notion of self-fiction elaborated by Kimberly Mack, I seek to understand how Rainey and Smith mobilized the Blues to channeling their demands for a new social reality for black people – especially women –, creating affective bonds through of his works, mobilizing music as a channel of creative expression and resistance.-
Descrição: dc.description139 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectBlues-
Palavras-chave: dc.subjectAfrocentricidade-
Palavras-chave: dc.subjectDiáspora-
Palavras-chave: dc.subjectAfrocentrismo-
Palavras-chave: dc.subjectBlues (Música)-
Palavras-chave: dc.subjectMusic-
Palavras-chave: dc.subjectBlues-
Palavras-chave: dc.subjectAfrocentricity-
Palavras-chave: dc.subjectDiaspora-
Título: dc.titleMa Rainey, Bessie Smith e o renascimento do Harlem: sexualidade, política e cultura negras nos EUA-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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