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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Oliveira, DenÍlson Araújo de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9650761438348301 | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeiro, Ana Paula Alves | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/0181466068579034 | - |
Autor(es): dc.contributor | Nercolini, Marildo José | - |
Autor(es): dc.contributor | Barata, Denise | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Lucas de Oliveira do | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:41:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:41:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33061 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775461 | - |
Descrição: dc.description | Por meio dessa pesquisa, tendo como base o conceito de afrocentricidade cunhado pelo pesquisador Molefi Asante, busco analisar a forma como Ma Rainey e Bessie Smith dialogaram com o principal movimento político e artístico negro americano da década de 1930, o Renascimento do Harlem. Defendo que tal movimento contribuiu para a elaboração de uma nova forma de ser negro, reimaginando a própria imagem por meio da arte e reivindicando mudanças sociais a partir da luta antirracista. A partir da noção de autoficção elaborada por Kimberly Mack, busco compreender de que forma Rainey e Smith mobilizaram o Blues a fim canalizar suas reivindicações por uma nova realidade social para o povo negro – especialmente as mulheres –, criando laços afetivos por meio de suas obras, mobilizando a música como canal de expressão criativa e de resistência. | - |
Descrição: dc.description | Through this research, based on the concept of Afrocentricity coined by researcher Molefi Asante, I seek to analyze how Ma Rainey and Bessie Smith dialogued with the main black American political and artistic movement of the 1930s, the Harlem Renaissance. I argue that this movement contributed to making a new way of being black, reimagining one's own image through art and claiming social changes from the anti-racist struggle. Based on the notion of self-fiction elaborated by Kimberly Mack, I seek to understand how Rainey and Smith mobilized the Blues to channeling their demands for a new social reality for black people – especially women –, creating affective bonds through of his works, mobilizing music as a channel of creative expression and resistance. | - |
Descrição: dc.description | 139 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blues | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afrocentricidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diáspora | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afrocentrismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blues (Música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Music | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blues | - |
Palavras-chave: dc.subject | Afrocentricity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diaspora | - |
Título: dc.title | Ma Rainey, Bessie Smith e o renascimento do Harlem: sexualidade, política e cultura negras nos EUA | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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