Uma pontuação possível aos discursos sobre o autismo: a voz no autista - interlocuções entre análise de discurso, psicanálise e musicoterapia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMariani, Bethania Sampaio Corrêa-
Autor(es): dc.contributorCampos, Luciene Jung de-
Autor(es): dc.contributorSousa, Lucília Maria Abrahão e-
Autor(es): dc.contributorVidal, Paulo Eduardo Viana-
Autor(es): dc.contributorSouza, Pedro de-
Autor(es): dc.contributorSantos, Marco Antônio Carvalho-
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Vanise-
Autor(es): dc.contributorBrasil, Maria Claudia Gonçalves Maia Americana do-
Autor(es): dc.creatorCirigliano, Márcia Maria da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-06-28-
Data de envio: dc.date.issued2015-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10168-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775434-
Descrição: dc.descriptionEsta tese propõe uma interlocução entre os campos da Análise de Discurso de linha francesa, Psicanálise e Musicoterapia. Tem-se, por tema de interlocução, os discursos sobre o autismo e a voz no autista. Utiliza-se o referencial teórico lacaniano de pulsão invocante, nas observações de atendimentos musicoterápicos com crianças e adolescentes autistas. As sessões de musicoterapia se deram no Instituto Benjamin Constant, escola para cegos, que nos últimos anos recebeu alunos com esse diagnóstico. São também examinadas as falas de mães e profissionais do referido Instituto, que lidam com essas crianças e adolescentes. Para isso, foram realizadas entrevistas que resultaram de um questionário elaborado por nós, no qual buscávamos indagar sobre esse lugar no discurso. Percebe-se que o lugar dado à criança/adolescente no discurso difere de sua expressão musical. O material sonoro produzido pelo autista em sessão ressignifica o lugar a eles dado no discurso. Aponta-se para a necessidade de escutar o autista sob uma escuta diferenciada, da materialidade discursiva. Constata-se ainda a eficácia da utilização da música no acesso aos pacientes autistas-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionCette thèse propose une discussion sur les champs d‟analyse du discours dans la méthode française, psychanalytique et musicothérapeutique. Le thème de ce dialogue est: discussion sur l‟autisme et voix de l‟autiste. Nous utilisons des référentiels théoriques lacaniens de pulsions invocantes. Nos observations font appel à la musicothérapie sur les enfants et les adolescents autistes. Les sessions de musicothérapie se passent dans l‟Institut Benjamin Constant, initialement école pour aveugles, qui au cours de ces dernières années a reçu des élèves portant ce diagnostique. Est également examiné le discours des mères et des professionnels de l‟Institut auprès des enfants et des adolescents. Pour ce faire, nous avons réalisé des entrevues dans lesquelles fut utilisé un questionnaire que nous avons réalisé, afin de nous renseigner sur le sujet dans ce cas. Nous avons constaté que le discours de l‟enfant/adolescent s‟améliore avec l‟expression musicale. Le matériel sonore produit par l‟autiste en session signifie sa place à eux. On voit la nécessité d‟écouter la personne autiste sur une écoute différenciée. Nous avons constaté l‟éficacité d‟utilisation de la musique dans l'accès aux patients autistes-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise de discurso-
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálise-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo-
Palavras-chave: dc.subjectVoz-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectDiscurso-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectPsicanálise-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno autístico-
Palavras-chave: dc.subjectVoz-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Palavras-chave: dc.subjectAnalyse du discours-
Palavras-chave: dc.subjectPsychanalyse-
Palavras-chave: dc.subjectAutisme-
Palavras-chave: dc.subjectVoix-
Palavras-chave: dc.subjectMusique-
Palavras-chave: dc.subjectDiscours-
Título: dc.titleUma pontuação possível aos discursos sobre o autismo: a voz no autista - interlocuções entre análise de discurso, psicanálise e musicoterapia-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.