Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Zilda Clarice Rosa Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:52687970859 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787445A0 | - |
Autor(es): dc.contributor | Xavier, Libânia Nacif | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:25525525555 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4763883A8 | - |
Autor(es): dc.contributor | Bastos, João Baptista | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:06828973615 | - |
Autor(es): dc.contributor | Lobo, Lilia Ferreira | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:10160892791 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4728268J2 | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Neli Ferreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:41:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:41:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005-02-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2004-01-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/20511 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775414 | - |
Descrição: dc.description | The educational practices/tactics of Escola Fábrica de Rendas Arp, in Nova Friburgo, Rio de Janeiro, are the study object of this dissertation. The institution is presented in its organizational pedagogical, socio-political/cultural dimensions, with special attention to the constructive process of the student’s identity who attended it. The investigation is supported by the contributions of Michel Foucault, with regard to power and by Justino de Magalhães, as to institutional actors and their actions. The empirical research was done in public and private files. The latter, personal objects from ex students are pointed out, like copybooks, pictures and school reports. Some interviews were also taken. The “arpiana” pedagogy is characterized and consolidated under the direction of the head teacher that dedicated thirty years of her work to the school. This investigation contributes to the History of Education in Nova Friburgo, trying to reveal the relations between the institution studied here, the public politics and a teaching tradition socially built. | - |
Descrição: dc.description | As práticas/táticas educativas da Escola Fábrica de Rendas Arp, em Nova Friburgo,Rio de Janeiro, são objeto de estudo desta dissertação. A instituição é apresentada em suas dimensões organizacional, pedagógica e sócio-política cultural, com atenção ao processo constitutivo da identidade do aluno que a freqüentava. A investigação apóia-se nas contribuições de Michel Foucault, no que diz respeito às relações de poder e de Justino de Magalhães, quanto aos atores institucionais e seus atos. A pesquisa empírica foi realizada em arquivos públicos e privados. Nestes últimos destacam-se objetos pessoais de exalunos, como cadernos escolares, fotografias e boletins. Foram também realizadas entrevistas. Procura-se caracterizar a pedagogia “arpiana” sobretudo a consolidada sob a batuta de uma de suas diretoras que lhe dedicou trinta anos de trabalho. Esta investigação é a contribuição à história da educação do município de Nova Friburgo, procurando revelar as relações entre a instituição estudada, as políticas públicas e uma tradição de modos de ensinar socialmente construídos. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Educação | - |
Publicador: dc.publisher | Educação | - |
Publicador: dc.publisher | BR | - |
Publicador: dc.publisher | UFF | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Instituições escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memória - história da escola | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historia da educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | História das Instituições Escolares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Nova Friburgo (RJ) - Finalidades e objetivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | School institutions | - |
Palavras-chave: dc.subject | School identity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Memory - history of school | - |
Palavras-chave: dc.subject | School everyday | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical practice | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | - |
Título: dc.title | A Educação entre Fios e Rendas: Escola Fábrica de Rendas Arp - Nova Friburgo-RJ | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: