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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcia Maria e | - |
Autor(es): dc.contributor | Fortuna, Denizart da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Carnut, Leonardo | - |
Autor(es): dc.creator | Valente, Luiza Carneiro Mareti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:41:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:41:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/23977 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775411 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho buscou descrever e analisar o ensino remoto emergencial na Universidade Federal Fluminense do ponto de vista de três papéis sociais vividos pela autora durante o primeiro semestre letivo de 2020. Dessa forma, foi feita uma breve apresentação das mudanças institucionais necessárias à realização do Ensino Remoto e das iniciativas de treinamento tanto de alunos quanto de professores para uso das plataformas adotadas. Em seguida, são apresentadas e discutidas: as iniciativas de desenvolvimento docente para o ensino remoto empreendidas pelo Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC/PROGRAD) quando a autora atuou como gestora; as atividades desenvolvidas na disciplina de Economia Rural, para o curso de Medicina Veterinária quando a autora atuou como docente e; as atividades desenvolvidas enquanto discente de três disciplinas do curso de ciências sociais. Essas três vivências são analisadas focando-se em três itens do design didático de cada um delas: gestão do tempo, curadoria de conteúdos e avaliação. Ficou claro que algumas dificuldades que existiam no ensino presencial foram mantidas e outras facilitadas no ensino remoto emergencial e que, havia uma necessidade de acolhimento e escuta tanto dos discentes quanto dos docentes. Finalmente, a vivência nesses três papéis sociais, permitiu à autora abarcar, parcialmente, a complexidade do momento e revelar as possibilidades que a prática docente e o desenvolvimento docente no Ensino Remoto Emergencial possibilitam para as atividades presenciais no pós-pandemia. | - |
Descrição: dc.description | This work aimed to describe and analyze emergency remote teaching at Universidade Federal Fluminense from the point of view of three social roles experienced by the author during the 2020 first semester. Brief presentations of the institutional changes to allow remote teaching and training initiatives for both students and teachers were made. Then, were presented and discussed: faculty development initiatives for remote teaching undertaken by Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC / PROGRAD) when the author acted as institutional manager; the activities developed for Rural Economics course, for the Veterinary Medicine undergraduation when the author acted as a teacher and; the activities developed as a student of three subjects in social sciences undergraduation. These three experiences were analyzed focusing on three items of instructional design: time management, content selection and evaluation. It was clear that some difficulties that existed in face-to-face teaching were maintained and others reduced in remote emergency teaching and that there was a need to care and listen to both students and teachers. Finally, the experience in these three social roles, allowed the author to partially embrace the complexity of the moment and reveal the possibilities that teaching practice and faculty development in Emergency Remote teaching made possible for face-to-face activities in the post-pandemic period. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino remoto emergencial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação online | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino a distância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emergency remote teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Online education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Faculty professional development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Título: dc.title | Vivências do ensino remoto emergencial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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