Gestão democrática no cotidiano escolar : vi-vendo dois lados

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBastos, João Baptista-
Autor(es): dc.contributorCPF:06828973615-
Autor(es): dc.creatorCosta, Rosangela Ribeiro da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:41:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:41:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2007-11-13-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17579-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775408-
Descrição: dc.descriptionThis research is focused on the process of democratic management implemented in the educational sphere at Angra dos Reis. One of its major issues investigates in which measure this process contributed to improve the daily actions at schools of that municipality, as well as its implications pedagogical practices, specially those of a teacher that have been to both sides, school and government. First as a teacher of fundamental education d also a member of the discussion forums about the implementaion procedures, and soon after as principle of a multigraded school. This work aims to clarify the process of stablishment of the Act of Democratic Management and its implementation, during the first two administrations of the Partido dos Trabalhadores (Labour Party) 1989-1996, a period of time of quite relevant changes in the educational sphere at Angra dos Reis. The importance of this research relies in reporting a certain type of popular movement, encouraged by actors that occupied the political spheres and that believed in the participation of subjects around the school system.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa visa a compreender em que medida o processo de gestão democrática implementada na área de educação, no município de Angra dos Reis, contribuiu para a melhoria das ações no cotidiano escolar e suas implicações na prática pedagógica dos educadores, sob a ótica de quem vivenciou os dois lados. Primeiro, como professora do ensino fundamental e membro participante dos fóruns de discussão do processo de implantação, logo depois, como diretora de escola multisseriada. Este trabalho tem por finalidade explicitar o processo da construção do projeto de lei da gestão democrática e sua implementação, durante as duas primeiras gestões do Partido dos Trabalhadores (1989-1996), período de substanciais modificações na educação municipal angrense. A relevância desta pesquisa deve-se ao fato de relatar um tipo de movimentação popular desencadeada pelo atores que conduziam as esferas de poder e acreditavam na participação dos sujeitos que gravitam em torno da unidade escolar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Educação-
Publicador: dc.publisherEducação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica educacional-
Palavras-chave: dc.subjectDemocratização da educação-
Palavras-chave: dc.subjectEscola-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectAngra dos Reis (RJ)-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO-
Título: dc.titleGestão democrática no cotidiano escolar : vi-vendo dois lados-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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