O diálogo colaborativo como facilitador da aprendizagem dos alunos de nível básico de inglês como língua estrangeira

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMitrano Neto, Nelson-
Autor(es): dc.contributorCPF:59863257822-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781815Z7-
Autor(es): dc.contributorVidal, Rejane Teixeira-
Autor(es): dc.contributorCPF:10980750022-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788378Z4-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Janaina da Silva-
Autor(es): dc.contributorCPF:50312445422-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2399231900578015-
Autor(es): dc.creatorLacerda, Aline Goneli de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2010-01-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2009-08-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18683-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775397-
Descrição: dc.descriptionResearches in L2 acquisition have acknowledged the importance of collaborative dialogue in pairs as a facilitator for the learning of EFL by advanced students. However, there are few evidences whether these benefits would apply in the same way to students with a basic knowledge of the FL. Grounded in the Comprehensible Output Hypothesis (Swain, 1985), the present study sought to investigate the role of collaborative dialogue in the enhancement of low-level learners written production, especially in relation to the use of connectives and verbs in the Simple Past tense in English. The research participants were six students from a public school. The methodology employed was based on tasks involving the production and reformulation of narratives in English. The data analysis focused on the collaborative dialogues in terms of Language Related Episodes (LREs). The appreciation of the verbal protocols and the texts produced provided evidences about the strategies used by the students, during the completion of the tasks, and the decisions made by them in relation to the form of the FL. The results corroborate the Comprehensible Output Hypothesis. The data revealed the occurrence of the three aspects that promote discourse reformulation in the students collaborative dialogues the perception of the gaps between the FL and their IL, hypothesis formulation and the reflection about language through language. It was concluded that, depending on the individuals and the circumstances, the negotiations established through collaborative dialogue may facilitate FL learning.-
Descrição: dc.descriptionPesquisas sobre o processo de aquisição de L2 têm reconhecido a importância do diálogo colaborativo em pares como facilitador da aprendizagem de ILE pelos alunos de nível avançado. Porém, há poucas evidências se esses benefícios se aplicariam da mesma forma aos alunos de nível básico. Fundamentado na Hipótese da Produção Compreensível (Swain, 1985), o presente estudo buscou investigar o papel do diálogo colaborativo no aprimoramento da produção escrita de aprendizes de nível básico, especificamente com relação ao uso de conectivos e verbos no pretérito perfeito em inglês. Os participantes da pesquisa foram seis alunas de uma escola pública estadual. A metodologia empregada baseou-se em tarefas de produção e reformulação de narrativas em inglês. A análise dos dados observou os diálogos colaborativos em termos de Language Related Episodes (LREs). A apreciação dos protocolos verbais e dos textos produzidos forneceu evidências acerca das estratégias utilizadas pelas alunas, durante a realização das tarefas, e das decisões tomadas por elas com relação à forma da LE. Os resultados corroboram a Hipótese da Produção Compreensível. Observou-se a ocorrência dos três aspectos promotores da reformulação do discurso nos diálogos colaborativos das alunas a percepção das lacunas existentes entre a LE e a sua IL, a fo rmulação de hipóteses e a reflexão sobre a língua por meio da língua. Concluiu-se que, dependendo dos indivíduos e das circunstâncias, as negociações entabuladas pelo diálogo colaborativo podem ser facilitadoras de aprendizagem da LE.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Letras-
Publicador: dc.publisherletras-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectLinguística aplicada-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de língua estrangeira-
Palavras-chave: dc.subjectInglês-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectDiálogo colaborativo-
Palavras-chave: dc.subjectProdução compreensível-
Palavras-chave: dc.subjectReformulação-
Palavras-chave: dc.subjectPercepção-
Palavras-chave: dc.subjectCollaborative dialogue-
Palavras-chave: dc.subjectComprehensible output-
Palavras-chave: dc.subjectReformulation-
Palavras-chave: dc.subjectNoticing-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS-
Título: dc.titleO diálogo colaborativo como facilitador da aprendizagem dos alunos de nível básico de inglês como língua estrangeira-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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