Uma proposta de método para criação de um centro de serviços compartilhados (CSC) a partir da experiência de uma empresa de tecnologia e serviços

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorConejero, Marco Antônio-
Autor(es): dc.contributorGuabiroba, Ricardo César da Silva-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Tiago Fischer-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6915984738009687-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/7392519360429958-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/5864143450276283-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/4458541977966308-
Autor(es): dc.creatorCavalcante, Monique Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-06-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/13237-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2019.mp.12417810794-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775378-
Descrição: dc.descriptionO objetivo deste trabalho é o de propor um método para criação de um centro de serviços compartilhados (CSC) a partir da experiência de uma empresa de tecnologia e serviços, detalhando as motivações e riscos associados a um CSC, os modelos de estruturas organizacionais e os tipos, as fases que compõem a criação, com barreiras e fatores críticos de sucesso, e os ganhos obtidos. Procedimentos/Método para a solução do problema: A pesquisa foi feita com base em procedimentos adotados para entendimento do processo de criação do CSC analisado, o que envolve revisão da literatura existente sobre o tema (pesquisa bibliográfica), estudo de caso com pesquisa documental, observação participante, entrevistas semiestruturadas, e triangulação de dados do estudo de caso com a literatura existente para obtenção das generalizações analíticas. Resultados Esperados: A partir do estudo de caso, espera-se identificar todos os fatores essenciais para tomada de decisão quanto a criação de um CSC, assim como um entendimento do passo a passo para se ter um CSC criado. Após isso, os resultados obtidos serão comparados com a literatura pesquisada, permitindo o desenvolvimento de um método de criação de um CSC. Implicações práticas: O estudo pode servir de referência para organizações similares, do mesmo ramo e porte, além de agregar valor à discussão acadêmica. Originalidade e contribuições: O trabalho é único pois não foi observado um estudo acadêmico realizado em cima da experiência da empresa de tecnologia e serviços foco do estudo. Também em termos de contribuição esse estudo permite um detalhamento de tudo o que um tomador de decisão deve saber quando da análise e decisão de criação de um CSC. Pode-se também notar a contribuição do trabalho para teoria relacionada aos CSCs que é relativamente escassa no Brasil. Essa contribuição tem aderência com a linha de produção científico-tecnológica: Competitividade, Inovação e Empreendedorismo. Produção Técnica/Tecnológica: O estudo gera um método de criação de um CSC que pode servir de guia para criação de um Centro de Serviços Compartilhados em outras empresas de tecnologia e serviços. Enquadra-se como Processos de Gestão pertencente ao EIXO 1 – Produtos e Processos. Quanto à aplicabilidade, houve a abrangência realizada, uma vez que o método proposto pode ser utilizado por outras empresas de tecnologia e serviços. Possui baixo teor inovativo, pois houve uma adaptação do conhecimento existente na organização e na literatura para geração do método para criação. Esta é uma produção com média complexidade, combinando conhecimentos pré-estabelecidos com informações e características da empresa.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this paper is to propose a method for creating a shared services center (SSC) from the experience of a technology and services company, detailing the motivations and risks associated with a SSC, organizational structure models and types, the phases that make up the creation, with barriers and critical success factors, and the gains made. Procedures / Method for solving the problem: The research was based on procedures adopted to understand the process of creation of the analyzed SSC, which involves a review of existing literature on the subject (bibliographic research), case study with documentary research, participant observation, semi-structured interviews and data triangulation of the case study with the existing literature to obtain the analytical generalizations. Results: From the case study, we hope to identify all the key decision-making factors for setting up an SSC, as well as a step-by-step understanding of having an SSC created. After that, the obtained results will be compared with the researched literature, allowing the development of a method of creation of a CSC. Practical Implications: The study can serve as a reference for similar organizations of the same industry and size, as well as adding value to the academic discussion. Originality and contributions: The work is unique because it was not observed an academic study conducted on the experience of the technology and services company focus of the study. Also, in terms of contribution this study provides a breakdown of everything a decision maker should know when analyzing and deciding to create an SSC. It can also be noted the contribution of work to CSC-related theory which is relatively scarce in Brazil. This contribution is in line with the scientific technological production line: Competitiveness, Innovation and Entrepreneurship. Technical / Technological Production: The study generates a method for creating an SSC that can serve as a guide for setting up a Shared Services Center in other technology and service companies. It fits as Management Processes belonging to AXIS 1 - Products and Processes. As for the applicability, there was the scope realized, since the proposed method can be used by other technology and services companies. It has low innovative content, because there was an adaptation of existing knowledge in the organization and literature to generate the method for creation. This is a medium complexity production, combining pre-established knowledge with company information and characteristics.-
Descrição: dc.description178 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCentro de serviços compartilhados-
Palavras-chave: dc.subjectCSC-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo para criação de CSC-
Palavras-chave: dc.subjectEmpresa de tecnologia e serviços e estudo de caso-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento organizacional-
Palavras-chave: dc.subjectShared services center-
Palavras-chave: dc.subjectCSC creation method-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology and services company, and case study-
Título: dc.titleUma proposta de método para criação de um centro de serviços compartilhados (CSC) a partir da experiência de uma empresa de tecnologia e serviços-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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