Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Joice Cleide Cardoso Ennes de | - |
Autor(es): dc.contributor | Lück, Esther Hermes | - |
Autor(es): dc.contributor | Campos, Linair Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Junqueira, Tainara Terra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:40:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:40:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24206 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775366 | - |
Descrição: dc.description | Em um mundo cada vez mais tecnológico, é importante que os sites das universidades levem em conta a organização da informação para que possam atender às necessidades de seus usuários. Neste contexto, arquitetura da informação, usabilidade e acessibilidade são conceitos fundamentais para construção de um bom site. Este trabalho consiste em identificar na literatura da Ciência da Informação critérios para análise e avaliação da organização da informação, usabilidade e acessibilidade para verificar se o site da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) cumpre os critérios propostos para oferecer um site usável, acessível e organizado para seu público. O trabalho consiste em uma pesquisa exploratória e qualitativa, além de um estudo de caso baseado em Lima Filho e Cervantes (2011) para avaliar organização da informação e usabilidade do site. Para avaliar a acessibilidade aplicou-se os quatro princípios da versão 2.0 das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG 2.0). Conclui-se que embora o site da Universidade satisfaça de forma geral os quesitos de organização da informação e usabilidade, precisa de muitas melhorias em relação à acessibilidade para oferecer uma arquitetura da informação de qualidade. | - |
Descrição: dc.description | In an increasingly technological world, it is important for universities' websites to take into account the organization of information so that they can meet the needs of their users. In this context, information architecture, usability and accessibility are fundamental concepts for building a good website. This paper consists in identifying in Information Science's literature criteria for analysis and evaluation of the organization of information, usability and accessibility to verify if the site of the Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) fulfills the proposed criteria to offer a usable, accessible and organized site for its public. The paper consists of an exploratory and qualitative research, besides a case study based on Lima Filho and Cervantes (2011) to evaluate organization of information and usability of the site. When it comes to accessibility, the four principles of the version 2.0 of the Web Content Accessibility Guidelines (WCAG 2.0) have been applied. It is concluded that, although the University's website generally satisfies the requirements of information organization and usability, it needs many improvements in accessibility to offer a high-quality information architecture. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de site | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Usabilidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade na web | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organização da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Organização da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Usabilidade web | - |
Palavras-chave: dc.subject | Site da web | - |
Palavras-chave: dc.subject | Website analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information architecture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Usability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Web accessibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information organization | - |
Título: dc.title | Organização da informação, usabilidade e acessibilidade: um estudo de caso do site da Associação Educacional Dom Bosco | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: