Ensino de física em uma perspectiva decolonial: uma revisão integrativa

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSá, Sonia Regina Alves Nogueira de-
Autor(es): dc.contributorFleuri, Reinaldo Matias-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Fernando Luiz de Campos-
Autor(es): dc.contributorBarrelo Jr, Nelson-
Autor(es): dc.creatorDomingos, Thales da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-23-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26610-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775362-
Descrição: dc.descriptionA colonização é algo que assola o povo brasileiro até hoje. Embora o processo de subalternização à metrópole tenha chegado ao seu fim, a colonização ainda permeia as relações sociais e a forma como a vida se produz e reproduz, pois toda a organização social, jurídica, política, econômica etc. do Brasil contemporâneo foi construída a partir da estrutura de natureza colonial que vigeu por séculos. Nesse sentido, as instituições da democracia brasileira de maneira geral obedecem a esta lógica, uma vez que são elas que promovem a colonialidade, o que nos leva a problematizar a responsabilidade das instituições educacionais em perpetrar a opressão desta natureza e, de maneira específica, como o ensino de Física se insere nesta questão. Compreendendo a demanda de superação da colonialidade por meio da decolonialidade, o presente trabalho monográfico buscou mapear as produções acadêmicas na área de ensino de Física que se propõem a aprofundar o tema, de modo que se logre sucesso com respeito à decolonialidade. Nesse sentido, a partir de uma revisão integrativa, realizada em 4 bases de dados a partir de 2020, foram préselecionadas 81 publicações, das quais 37 compõem a lista final, em que foram separadas em 5 categorias: Reflexões teórico-metodológicas (16), Experiências didático-pedagógicas (10), Formação de professores (7), CTS (2) e Afrocentricidade (2). A predominância de trabalhos teóricos evidencia a necessidade de aproximação entre a Física e a Decolonialidade, dada a eurocentricidade da disciplina científica. Por sua vez, as Experiências didático-pedagógicas representam uma quantidade também significativa dos textos acadêmicos pesquisados, pois dizem respeito à realidade imediata da Educação brasileira, de modo a revelar desafios e caminhos para uma Educação decolonial. Embora crucial, a categoria Formação de professores não acompanha o número de publicações das duas primeiras categorias, revelando uma demanda urgente a ser atendida, dada a necessidade de formação de qualidade dos profissionais de Educação. CTS e Afrocentricidade apresentam uma quantidade pequena de textos, em que os da primeira buscam reformular a metodologia, a fim de atender às demandas decoloniais, enquanto os da segunda procuram conceber novas formas de se estruturar as práticas educacionais que rompam com a eurocentricidade.-
Descrição: dc.descriptionColonization is something that plagues the Brazilian people until today. Although the process of subordination to the metropolis has come to an end, colonization still permeates social relations and the way life is produced and reproduced, since the entire social, juridical, political, economic, etc. organization of contemporary Brazil was built upon the colonial structure that existed for centuries. In this sense, the institutions of Brazilian democracy, in general, obey this logic, since they are the ones that promote coloniality, which leads us to question the responsibility of educational institutions in perpetrating the oppression of this nature and, specifically, how Physics teaching fits into this issue. Understanding the demand for overcoming coloniality through decoloniality, this monographic work sought to map the academic productions in the area of Physics teaching that propose to deepen the theme, so that decoloniality can be successfully achieved. In this sense, from an integrative review, carried out in 4 databases from 2020, 81 publications were pre-selected, from which 37 make up the final list, in which they were separated into 5 categories: Theoretical-methodological reflections (16), Didactic-pedagogical experiences (10), Teacher formation (7), CTS (2) and Afrocentricity (2). The predominance of theoretical works highlights the need to bring together Physics and Decoloniality, given the Eurocentricity of the scientific discipline. In turn, Didactic-pedagogical experiences represent an equally significant amount of the researched academic texts, as they concern the immediate reality of Brazilian Education, so as to reveal challenges and paths for a decolonial Education. Although crucial, the Teacher formation category does not keep up with the number of publications of the first two categories, revealing an urgent demand to be met, given the need for quality training of Education professionals. CTS and Afrocentricity present a small number of texts, in which those of the former seek to reformulate methodology in order to meet decolonial demands, while those of the latter seek to conceive new ways of structuring educational practices that break with eurocentricity.-
Descrição: dc.description76 f-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectColonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectSuperação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidade-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectColoniality-
Palavras-chave: dc.subjectDecoloniality-
Palavras-chave: dc.subjectOvercoming-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics teaching-
Título: dc.titleEnsino de física em uma perspectiva decolonial: uma revisão integrativa-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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