A diáspora africana no Rio de Janeiro: o patrimônio cultural da região da pequena África e as ações educativas desenvolvidas por agentes de turismo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Helena Catão Henriques-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Helena Catão Henriques-
Autor(es): dc.contributorHonorado, Cláudio de Paula-
Autor(es): dc.contributorFonseca Filho, Ari da Silva-
Autor(es): dc.creatorAzevedo, Renato Ferreira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31571-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775355-
Descrição: dc.descriptionO patrimônio cultural nascido da diáspora africana e a sua relação com os agentes de turismo que, sob o ponto de vista educacional, utilizam a região da Pequena África na cidade do Rio de Janeiro, constitui o objeto de pesquisa do presente trabalho. O objetivo é entender de que forma o legado deixado pelo povo africano no Brasil tem sido abordado pela educação turística nesta região. Deste modo buscamos entender como o turismo na cidade do Rio de Janeiro utiliza os locais de memória oriundos do tráfico transatlântico do continente africano para o Brasil entre os séculos XVIII e XIX. E também, qual a importância da valorização do turismo étnico na cidade, que se desenvolve por meio das ações educacionais dos agentes de turismo locais. A justificativa para a escolha do tema da pesquisa surgiu em 2018 através da proximidade do autor com o campo estudado, que ao percorrer a região da Pequena África para realização de um roteiro para o curso de guia de turismo, identificou as relações históricas que permeiam o lugar. Foi realizado um estudo qualitativo exploratório de base etnográfica, utilizando os procedimentos metodológicos de revisão bibliográfica, observação direta e participante, entrevista semiestruturada e um questionário semiaberto. Posteriormente foi realizada a análise do material empírico coletado com base no referencial teórico. A pesquisa foi dividida em três momentos definidos de acordo com a necessidade de explicação dos temas. No primeiro, uma contextualização da diáspora africana para melhor entendimento sobre a região da Pequena África. No segundo, a importância do patrimônio cultural e qual é esse patrimônio na região estudada. Por fim, contextualizamos a abordagem da educação e analisamos os dados da pesquisa realizada com guias de turismo que trabalham na região. Dessa forma, procuramos entender como tem sido conduzido o processo de turismo e educação na região. Entre os principais resultados encontrados, está a unanimidade em reconhecer a necessidade de formação para os guias de turismo. Na pesquisa de campo, nas entrevistas e nos questionários ficou evidenciada a importância de uma formação de qualidade, pois trata-se de uma região que abriga não um atrativo turístico apenas, mas um lugar de memória sensível. O Instituto Pretos Novos – IPN, foi citado como a principal instituição indicada para a formação dos guias de turismo no local. A importância da cultura africana na cidade está evidenciada na arquitetura colonial que moldou o início da vida dos africanos escravizados na região portuária da cidade. Hoje esses lugares sobrevivem de lutas protagonizadas por homens e mulheres que trabalham para divulgação da cultura. As ações educativas dos guias de turismo e os esforços dos membros do Instituto Pretos Novos emergem como importantes fatores que contribuem para a sobrevivência e conservação desse patrimônio. A ressignificação desses lugares de dor, em lugares de memória, de educação e entretenimento foram abordadas neste trabalho.-
Descrição: dc.descriptionThe cultural heritage born from the African diaspora and its relation with the action of tourism officers who use the region of Pequena África in the city of Rio de Janeiro, from an educational point of view constitutes the research problem of the present work. The target is to understand how the legacy left by the African people in Brazil through the diaspora has been addressed by tourism education. This approach seeks to understand how these officers use sites of memory by linking the transatlantic traffic from the African continent to Brazil between the 18th and 19th centuries and its contribution to ethnic tourism A qualitative, exploratory study with an ethnographic base was carried out, using the methodological procedures of bibliographic review, direct and participant observation, semi-structured interview and a semi-open questionnaire. Subsequently, the content analysis was developed.The research was divided into three moments, defined according to the need to explain the themes: First, a contextualization of the african diaspora for a better understanding of the Pequena África region. In a second moment we talk about the importance of cultural heritage and the reason why it is in the studied region. Finally, we contextualize the education approach and analyze data from the survey carried out with tour guides who work in the region in order to understand how the process of tourism and education in the region is conducted. Among the main results is the unanimity in recognizing the need of training for tour guides in the field of research, interviews and questionnaires.The importance of quality training was evident because this is a region that is not just a tourist attraction, but a place of sensitive memory. The Instituto Pretos Novos – IPN, was mentioned as the main institution indicated for the training of Guides.The importance of african culture is evidenced in the colonial architecture that shaped the beginning of life for enslaved africans in the port region of the city. Today these places survive from struggles carried out by men and women who work to spread the culture. The educational actions that tour guides and the efforts of Instituto Pretos Novos are the main cause of survival and preservation of this heritage. The re-signification of these places of pain into places of memory, education and entertainment were addressed in this work.-
Descrição: dc.description81 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio Cultural-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectPequena África-
Palavras-chave: dc.subjectPequena África-
Palavras-chave: dc.subjectPatrimônio cultural-
Palavras-chave: dc.subjectDiáspora africana-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectCultural Heritage-
Palavras-chave: dc.subjectTourism-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro-
Palavras-chave: dc.subjectPequena África-
Título: dc.titleA diáspora africana no Rio de Janeiro: o patrimônio cultural da região da pequena África e as ações educativas desenvolvidas por agentes de turismo-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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