Vozes no chão da cidade: a espacialização da vida das crianças de uma escola pública no Rio de Janeiro

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLopes, Jader Janer Moreira-
Autor(es): dc.contributorPereira, Luiz Miguel-
Autor(es): dc.contributorCastilho, Flávia Ferreira de-
Autor(es): dc.contributorLins, Monica Regina Ferreira-
Autor(es): dc.contributorSuarez, Mathusalam Pantevis-
Autor(es): dc.contributorSilva, Adriana Carvalho-
Autor(es): dc.creatorCosta, Vinicius de Luna Chagas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-28-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-28-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31740-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775353-
Descrição: dc.descriptionEssa tese trata da investigação sobre as narrativas de crianças circulam pela cidade do Rio de Janeiro e chegam ao Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). O contexto geográfico do CAp-UERJ não é de uma instituição de ensino regionalizada no bairro. Isso significa considerar os deslocamentos de seus estudantes, moradores de diversas regiões da região metropolitana, e as relações que estabelecem com os espaços. Na tentativa de compreender as formas infantis de vivenciar o modelo espacial urbano e suas singularidades, busquei estudar os caminhos cotidianos, territórios e paisagens. A ideia da pesquisa com crianças implica afirmar uma opção política mais horizontal, a partir da espacialização da vida dos estudantes. Lev Vigotski e Alexander Luria, teóricos da perspectiva histórico-cultural, foram os interlocutores no cotejo acerca da compreensão das crianças como seres de linguagem, estabelecendo um elo com a Geografia da Infância no que diz respeito a pensar a condição humana situada no espaço e no tempo, uma unidade. A partir desta investigação, fiz o levantamento sobre a construção do conceito de infância sob viés de uma perspectiva crítica e descolonizadora afim de ressignificar seu entendimento. Como metodologia, trabalhei a pesquisa qualitativa a partir da observação e registro das vivências espaciais infantis por meio de cartografias, notas de campo e rodas de conversa produzidas por estudantes de uma turma pertencente ao quinto ano do ensino fundamental. Marca-se, portanto, a condição de autoria das crianças através de suas múltiplas linguagens. A investigação permitiu identificar quais são os lugares infantis que se constituem na cidade e suas demandas por justiça existencial. Ao relatar as vivências com crianças dos anos iniciais, ganha relevo uma reflexão que contribua com os debates em torno da cultura cartográfica, ao romper com o topoadultocentrismo.-
Descrição: dc.descriptionThis thesis deals with the investigation of the narratives of children circulating through the city of Rio de Janeiro and reaching the Fernando Rodrigues da Silveira Institute of Applied Education (CAp-UERJ). The geographical context of CAp-UERJ is not that of a regionally located educational institution in the neighborhood. This implies considering the movements of its students, who come from various regions of the metropolitan area, and the relationships they establish with the spaces. In an attempt to understand the ways in which children experience the urban spatial model and its singularities, I sought to study their daily paths, territories, and landscapes. The idea of researching with children implies affirming a more horizontal political option, based on the spatialization of students' lives. Lev Vygotsky and Alexander Luria, theorists from the historical-cultural perspective, were interlocutors in the examination of understanding children as language beings, establishing a link with the geography of childhood regarding thinking about human condition situated in space and time, as a unity. From this investigation, I conducted a survey on the construction of the concept of childhood from a critical and decolonizing perspective to redefine its understanding. As for methodology, I worked with qualitative research through the observation and recording of children's spatial experiences through cartographies, field notes, and group discussions produced by students in a fifth-grade class. Thus, the authorship of the children is emphasized through their multiple languages. The investigation allowed for the identification of which childlike places are constituted in the city and their demands for existential justice. Reporting experiences with children from the early years highlights a reflection that contributes to debates around cartographic culture by breaking away from adult-centric perspectives.-
Descrição: dc.description208 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia da infância-
Palavras-chave: dc.subjectVivência espacial-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria histórico-cultural-
Palavras-chave: dc.subjectCidades-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa com crianças-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectGeography of childhood-
Palavras-chave: dc.subjectSpatial experience-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-cultural theory-
Palavras-chave: dc.subjectCities-
Palavras-chave: dc.subjectResearch with children-
Título: dc.titleVozes no chão da cidade: a espacialização da vida das crianças de uma escola pública no Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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