O uso de histórias como ferramenta didática no ensino de física: uma proposta para o primeiro ano do Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOliveira, Fabiana Monteiro de-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Lúcia da Cruz de-
Autor(es): dc.contributorSigaud, Lucas-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Carla Regina Alves-
Autor(es): dc.creatorSignorelli, Matheus Ruas Miranda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26377-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775352-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho transcorre sobre propostas e atividades para aprendizagem de física a partir do auxílio de narrativa ficcional literária aplicada ao primeiro ano do ensino médio. A abordagem sugere que o envolvimento com o tema por parte dos discentes através de histórias facilita não só a associação de conceitos mas também a compreensão destes de maneira implícita permitindo que tais conteúdos voltem a ser abordados posteriormente com nomenclatura e definições científicas mais acuradas para aplicação efetiva e prática contínua. Para isso, um texto-livro foi criado especificamente para essa aplicação do qual cinco capítulos são apresentados aqui. O foco do texto consiste na mecânica clássica e o público alvo, embora possa ser aplicado a diversos públicos, é prioritariamente composto de discentes do primeiro ano do ensino médio do Rio de Janeiro. Todos os capítulos do livro são acompanhados por sugestões de atividades a serem realizadas a partir do material base.-
Descrição: dc.descriptionThe present work takes place on proposals and activities for learning physics from the aid of literary fictional narrative applied to the first year of high school. The approach suggests that students' involvement with the theme through stories facilitates not only the association of concepts but also their implicit understanding, allowing such contents to be addressed again later with more accurate scientific nomenclature and definitions for effective application and continuous practice. For this, a text-book was created specifically for this application, of which five chapters are presented here. The focus of the text consists of classical mechanics and the target audience, although it can be applied to different audiences, is primarily composed of students from the first year of high school in Rio de Janeiro. All chapters of the book are accompanied by suggestions for activities to be carried out from the base material.-
Descrição: dc.description68 p-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias-
Palavras-chave: dc.subjectBrasil-
Palavras-chave: dc.subjectProdução intelectual-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectStories-
Palavras-chave: dc.subjectBrazil-
Palavras-chave: dc.subjectHigh School-
Título: dc.titleO uso de histórias como ferramenta didática no ensino de física: uma proposta para o primeiro ano do Ensino Médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.