Identificação das boas práticas de contratação de serviço de limpeza nas unidades do IFMT

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcia, Pauli Adriano de Almada-
Autor(es): dc.contributorLeal Júnior, Ilton Curty-
Autor(es): dc.contributorGavião, Luiz Octávio-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3866888351512590-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3016121702515974-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6602808435828190-
Autor(es): dc.creatorNascimento, Tatiane do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2021-06-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22324-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22409/PPGA.2021.mp.00525312102-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775347-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo geral, identificar o conjunto de boas práticas de contratação de serviço terceirizado de limpeza predial que levam aos menores valores praticados e sua relação com as normativas, e, a partir disso, avaliar os espaços de aperfeiçoamento dos custos para racionalização destes junto a outras unidades do IFMT. Para a consecução do objetivo geral, tem-se como objetivos específicos: a) comparar os valores praticados nos contratos de serviço de limpeza das unidades do IFMT e sua relação com as normativas; b) identificar e comparar os parâmetros e procedimentos considerados no processo de contratação adotados pelas unidades; c) verificar as boas práticas das unidades que apresentam menor custo na contratação de serviços de limpeza (benchmarks) e seus determinantes; e, e) avaliar os espaços de aperfeiçoamento dos custos para racionalização destes junto às demais unidades.Para alcançar os objetivos deste estudo, primeiro foi realizada uma pesquisa documental para levantar as informações sobre as contratações de serviço de limpeza no ano de 2019, e assim, definir a amostra da pesquisa. Após isso, foram coletados os dados dos contratos para identificação dos valores praticados e as áreas contratadas por cada unidade do IFMT. Para verificar os preços pagos pelos Campi por metro quadrado e suas diferenças, foi calculada a média ponderada dos valores considerando a proporção de cada tipo de área em relação à área total a ser limpa. A identificação das unidades com os menores valores contratados foi feita por meio da aplicação do Método de Borda de apoio à decisão, a partir disso, para a verificação da hipótese da pesquisa foi realizado o levantamento dos fatores de análise de comparação com a IN MPDG nº 05/2017 e atribuído os scores de classificação para cada unidade analisada. Assim, com a classificação de Borda e os scores de comparação com a IN, a correlação foi verificada pelo Método de Correlação de Spearman. Com a identificação dos Campi que contratam o serviço de limpeza pelos menores preços por metro quadrado, foi aplicado o questionário semiestruturado junto a essas unidades. A partir das respostas dessas unidades, buscou-se identificar as boas práticas adotadas no processo de contratação de serviço de limpeza predial, e posteriormente, foram avaliados e calculados os espaços de aperfeiçoamento dos custos para racionalização destes junto às demais unidades estudadas do IFMT.-
Descrição: dc.descriptionThe present work has as general objective to identify the set of good practices of contracting outsourced building cleaning service that lead to the lowest practiced values and its relation with the norms, and, from that, to evaluate the spaces of improvement of the costs for rationalization these with other IFMT units. In order to achieve the general objective, the specific objectives are: a) to compare the values practiced in the cleaning service contracts of the IFMT units and their relationship with the regulations; b) identify and compare the parameters and procedures considered in the contracting process adopted by the units; c) verify the good practices of the units that have the lowest cost in hiring cleaning services (benchmarks) and their determinants; and, e) to evaluate the cost improvement spaces for their rationalization with the other units. In order to achieve the objectives of this study, a documentary research was first carried out to gather information about cleaning service hires in 2019, and thus define the research sample. After that, the contract data were collected to identify the practiced values and the areas contracted by each IFMT unit. To verify the prices paid for Campi per square meter and their differences, the weighted average of the values was calculated considering the proportion of each type of area in relation to the total area to be cleaned. The identification of the units with the lowest contracted values was made through the application of the Decision Support Edge Method, from there, to verify the research hypothesis, the analysis factors were compared with the IN MPDG nº 05/2017 and assigned the classification scores for each unit analyzed. Thus, with the Edge classification and the comparison scores with the IN, the correlation was verified by Spearman's Correlation Method. With the identification of Campi that hire the cleaning service at the lowest prices per square meter, the semi-structured questionnaire was applied to these units. Based on the responses of these units, we sought to identify the good practices adopted in the process of contracting building cleaning services, and subsequently, spaces for improving costs to rationalize these with the other units studied at the IFMT were evaluated and calculated.-
Descrição: dc.description164 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherVolta Redonda-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectServiço de limpeza-
Palavras-chave: dc.subjectTerceirização-
Palavras-chave: dc.subjectBoas práticas-
Palavras-chave: dc.subjectCustos-
Palavras-chave: dc.subjectContratação da administração pública-
Palavras-chave: dc.subjectMato Grosso-
Palavras-chave: dc.subjectInstituição de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCleaning service-
Palavras-chave: dc.subjectOutsourcing-
Palavras-chave: dc.subjectGood practices-
Palavras-chave: dc.subjectCosts-
Título: dc.titleIdentificação das boas práticas de contratação de serviço de limpeza nas unidades do IFMT-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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