Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Neves, Júlio César Bispo | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Emmanuel Paiva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Rodrigo Arcuri Marques | - |
Autor(es): dc.contributor | Neves, Júlio César Bispo | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Emmanuel Paiva de | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Rodrigo Arcuri Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Maia, Gustavo Neves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:40:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:40:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-03-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24677 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775346 | - |
Descrição: dc.description | As equipes de competição de engenharia da Universidade Federal Fluminense têm sofrido com os cortes de orçamento de despesas discricionárias das universidades federais nos últimos dez anos. O presente trabalho, através de uma abordagem exploratória, busca identificar e analisar os principais desafios enfrentados pelas equipes nos últimos anos. O processo metodológico utilizado para atingir o objetivo deste trabalho é baseado na aplicação da Grounded Theory, dessa forma permite que os desafios sejam identificados a partir da percepção das próprias equipes, possibilitando uma análise global. Essa metodologia possibilitou que fossem traçadas relações entre os principais pontos que emergiram da pesquisa, servindo como base para a construção de uma teoria sobre o impacto dos desafios enfrentados. Diante disso, foi possível trazer à tona a discussão sobre o trabalho que vem sendo feito pelas equipes atualmente, se afastando do foco que é o desenvolvimento de projetos de engenharia. | - |
Descrição: dc.description | The engineering competition teams at the Universidade Federal Fluminense have suffered from federal universities' discretionary spending budget cuts for the past ten years. The present work, through an exploratory approach, seeks to identify and analyze the main challenges faced by teams in recent years. The methodological process used to achieve the objective of this work is based on the application of Grounded Theory, thus allowing the challenges to be identified from the perception of the teams themselves, enabling a global analysis. This methodology made it possible to draw relationships between the main points that emerged from the research, serving as a basis for the construction of a theory about the impact of the challenges faced. In view of this, it was possible to bring up the discussion about the work being done by the teams currently, moving away from the focus that is the development of engineering projects. | - |
Descrição: dc.description | 58 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Niterói | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inovação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de engenharia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria fundamentada nos dados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão do conhecimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de produção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Innovation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enginieer education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grounded Theory | - |
Título: dc.title | Equipes de competição de engenharia da Universidade Federal Fluminense e os desafios enfrentados para seguir inovando | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: