Empreendedorismo na mídia digital: a difusão do neoliberalismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFialho, Carlos Eduardo Machado-
Autor(es): dc.contributorGuedes, André Dumans-
Autor(es): dc.contributorFridman, Luis Carlos-
Autor(es): dc.creatorSousa, Caio Marins Bento de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-08-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10333-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775345-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho busca elucidar as conexões entre as visões empreendedoras e a ideologia neoliberal. O recorte principal de dois locutores populares nas mídias digitais embasa este trabalho que se estende por outras manifestações do empreendedorismo. Através da análise de conteúdo e discurso, tenta esclarecer as técnicas utilizadas pelos emissores para legitimação do discurso, retórica, sua disseminação, adesão pelo público, e compreender como a velocidade da informação pode impactar na disseminação. Passando por pontos como: ressignificações de termos; a criação de uma cosmologia empreendedora; sua relação com a meritocracia e proatividade; suas ramificações em curso; sua conexão com meio empresarial; sua ampliação em novas formas de empreendedorismo, e o aconselhamento como forma majoritária de busca pelo sucesso. Entender a importância deste discurso pelo viés comunicacional de criação do real através da linguagem e por isso a necessidade de analisar o discurso dominante na sociedade informacional, tendo em vista sua constante mudança em alta velocidade-
Descrição: dc.descriptionThe present work seeks to elucidate the connections between the entrepreneurial visions and the neoliberal ideology. The main clipping of two popular broadcasters in digital media supports this work, which is extended by other manifestations of entrepreneurship. Through the analysis of content and discourse, it tries to clarify the techniques used by the emitters to legitimize discourse, rhetoric, its dissemination, public adherence, and understand how the speed of information can impact dissemination. Going by points such as: re-significances of terms; the creation of an entrepreneurial cosmology; its relation with meritocracy and pro-activity; its ramifications in progress; its connection with business environment; its expansion into new forms of entrepreneurship, and counseling as a major form of pursuit success. To understand the importance of this discourse by the communication bias of creating the life through language and therefore the need to analyze the dominant discourse in the information society, in view of constant change in high speed-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectMídia digital-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia cultural-
Palavras-chave: dc.subjectCapital humano-
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismo-
Palavras-chave: dc.subjectMídia digital-
Palavras-chave: dc.subjectNoeliberalismo-
Palavras-chave: dc.subjectEntrepreneurship-
Palavras-chave: dc.subjectDigital media-
Palavras-chave: dc.subjectSpeech analysis-
Palavras-chave: dc.subjectCultural sociology-
Palavras-chave: dc.subjectHuman capital-
Título: dc.titleEmpreendedorismo na mídia digital: a difusão do neoliberalismo-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.