“MARGINAL: OCUPAR E RESISTIR!”: um material paradidático punk para o ensino de Sociologia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaiva, A.L.S.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0993142677246044-
Autor(es): dc.contributorBodart, Cristiano das Neves-
Autor(es): dc.contributorLemos, C. E. S.-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/./5526300868300372-
Autor(es): dc.creatorMartins, Fábio da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-21-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/32322-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775332-
Descrição: dc.descriptionO material paradidático proposto neste trabalho tem como intuito, através de uma alegoria fictícia envolvendo o movimento punk e suas expressões, apresentar reflexões que conectam este movimento à temáticas abordadas no ensino de Sociologia, como: aspectos das relações entre classe, raça e gênero no contexto brasileiro; a anarquia; a autogestão; a hegemonia cultural; a indústria cultural; o desvio social e a marginalização; a imaginação sociológica. Tais conceitos, podem ser explorados a partir das reflexões que surgem durante a trajetória de uma personagem principal da trama, que ao ter contato com integrantes do movimento punk de sua cidade adentra em uma jornada de aproximação com tal grupo que vive em uma ocupação urbana. Neste percurso, ao ter contato com as pautas que movem o grupo e canções punks que o fazem refletir, começa um processo de descoberta de certas dinâmicas sociais e passa a apresentar questionamentos frente aos fenômenos sociais que o cercam. A metodologia para a construção do material se revela através do levantamento bibliográfico, das músicas e documental sobre o movimento punk e os conceitos/temas que o material busca explorar, considerando também como forte componente metodológico a noção de escrevivência, de Conceição Evaristo, para a elaboração da trama. Desta forma, visa-se pensar e proporcionar um material que estimule a reflexão e a imaginação sociológica conduzidas pela aproximação com um movimento cultural marginalizado, o punk, que em sua expressão brasileira fornece diversas narrativas sobre questões sociais.-
Descrição: dc.descriptionThe purpose of the paradidactic material proposed in this work is, through a fictional allegory involving the punk movement and its expressions, to present reflections that connect this movement to themes covered in Sociology teaching, such as: aspects of the relations between class, race and gender in the context Brazilian; anarchy; self-management; cultural hegemony; the cultural industry; social deviation and marginalization; the sociological imagination. Such concepts can be explored based on the reflections that arise during the trajectory of a main character in the plot, who, upon having contact with members of the punk movement in her city, embarks on a journey of rapprochement with this group that lives in an urban occupation. Along this path, upon coming into contact with the themes that move the group and punk songs that make them reflect, they begin a process of discovering certain social dynamics and begin to present questions regarding the social phenomena that surround them. The methodology for constructing the material is revealed through a bibliographical survey, songs and documents about the punk movement and the concepts/themes that the material seeks to explore, also considering as a strong methodological component the notion of writing, by Conceição Evaristo, for the elaboration of the plot. In this way, the aim is to think about and provide material that stimulates reflection and sociological imagination driven by an approach to a marginalized cultural movement, punk, which in its Brazilian expression provides different narratives about social issues.-
Descrição: dc.description89-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologia. Material paradidático. Movimento punk. Música. Ocupação urbana-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Sociology. Paradidactic material. Punk movement. Music. Urban occupation-
Título: dc.title“MARGINAL: OCUPAR E RESISTIR!”: um material paradidático punk para o ensino de Sociologia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.