Currículo e avaliação de larga escala: performatividade e autonomia docente na Rede Estadual do Rio de Janeiro

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSelles, Sandra Escovedo-
Autor(es): dc.contributorAndrade, Everardo Paiva de-
Autor(es): dc.contributorCarmo, Edinaldo Medeiros-
Autor(es): dc.contributorBarzano, Marco Antonio Leandro-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/2411970053618346-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/3684922991380169-
Autor(es): dc.creatorSantos, Rodrigo Mendonça dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-21-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/15407-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775319-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem como objetos as políticas curriculares e de avaliação externa do Estado do Rio de Janeiro, buscando identificar como operam de maneira regulatória sobre a autonomia dos professores da rede estadual. Metodologia e conteúdo: Essa dissertação se apoia no conceito de performatividade e na concepção das tecnologias de políticas defendidas por Stephen Ball (2003, 2004). Stephen Ball defende que os setores públicos estão em um processo de transformação em que passam a funcionar a partir da lógica, da ética e da moral do mercado. Nesse processo, o Estado passa a regular à distância esses setores, através do estabelecimento de metas e resultados a serem alcançados, ao mesmo tempo em que se insere profundamente nessas instituições e nas subjetividades dos seus trabalhadores. Na educação, a cultura da performatividade tem se traduzido em políticas curriculares e de avaliação em larga escala que buscam cada vez mais regular o ambiente escolar, principalmente através da regulação do trabalho dos professores. Dessa forma, apoiados também na concepção de currículo como construção social, de Ivor Goodson (2011), utilizamos a autonomia docente como chave para entender como o currículo e avaliação externa da rede estadual do Rio de Janeiro regulam a autonomia dos professores de Ciências e Biologia. Com esse intuito, analisou-se o Currículo Mínimo da rede estadual e as Matrizes de Referência, que servem de base para a produção das avaliações. Conclusão: A análise dos documentos nos permitiu concluir que o currículo e a avaliação externa na rede estadual do Rio de Janeiro regulam a autonomia de professores pela subalternização, responsabilização, precarização e controle pedagógico dos docentes da educação básica. Em contrapartida, argumentamos que uma forma de promover práticas curriculares centradas na autonomia é a valorização da profissão docente-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
Descrição: dc.descriptionThis study’s objects are the curricular policies and assessments of the Educational System of Rio de Janeiro, seeking to identify how they operate regulating teacher’s autonomy in this educational system. Methodology and content: This dissertation is based on Stephen Ball’s (2003, 2004) concept of perforrmativity and policy technologies. Stephen Ball argues that the public sectors are in a process of transformation in which they start working based on the logic, ethics and morals of the market. In this process, the State regulates these sectors at a distance, through the establishment of goals and results to be achieved, at the same time as it is deeply embedded in the subjectivities of its workers. In education, the culture of performativity has been translated into curricular policies and large-scale assessments that increasingly seek to regulate the school, mainly through the regulation of teachers' work. Thus, supported by Ivor Goodson's (2011) conception of curriculum as social construction, we use teacher autonomy as a key to understand how the curriculum and external assessments of the educational system of Rio de Janeiro regulate the autonomy of Science and Biology teachers. For this purpose, the curriculum and the references, used to make the assessments this educational system, were analyzed. Conclusion: The analysis of the documents led us to conclude that the curriculum and the external assessments in the educational system of Rio de Janeiro regulate the autonomy of teachers through the subordination, accountability, precarization and pedagogical control of the teachers of basic education. On the other hand, we argue that one way of promoting curricular practices centered on autonomy is the valuation of the teaching profession-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectPerformatividade-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia docente-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento de currículo-
Palavras-chave: dc.subjectDocência-
Palavras-chave: dc.subjectCurriculum-
Palavras-chave: dc.subjectPerformativity-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher’s autonomy-
Título: dc.titleCurrículo e avaliação de larga escala: performatividade e autonomia docente na Rede Estadual do Rio de Janeiro-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.