Vida sexual e HPV: avaliação do nível de conhecimento de um grupo de estudantes da rede pública de ensino de Miracema (RJ) e a produção de um jogo didático para abordagem do tema

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMiranda, Jean Carlos-
Autor(es): dc.contributorPompilho, Wendel Mattos-
Autor(es): dc.contributorTerra, Bianca de Freitas-
Autor(es): dc.creatorArruda, Sabrina dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-02-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27869-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775307-
Descrição: dc.descriptionO início precoce da vida sexual, por vezes, vem acompanhado de comportamentos sexuais de risco, como por exemplo, o não de uso de preservativo nas relações sexuais e variedade de parceiros o que deixam os adolescentes vulneráveis às infecções sexualmente transmissíveis, inclusive aquelas associadas ao Papilomavírus Humano (HPV). Diante destas premissas, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o nível conhecimento dos adolescentes sobre aspectos da vida sexual e do HPV e a produção, aplicação e avaliação de um jogo didático como ferramenta didática para auxiliar na discussão e reflexão acerca dos conhecimentos relacionados ao tema. Por meio da aplicação de um questionário composto por 24 questões, aplicado a alunos do 8º e 9ºano do Ensino Fundamental II de uma escola pública do município de Miracema – RJ, constatou-se a falta de conhecimento sobre aspectos da vida sexual, bem como sobre o HPV, a falta de diálogo sobre a temática na família e na escola, o que os expõem a buscarem informações errôneas e equivocadas em fontes não seguras, o que contribui para potencializar a sua vulnerabilidade diante a situações de risco. Como contribuição à abordagem do tema HPV e incentivo para adesão à campanha de vacinação pelo adolescente, foi produzido o jogo didático “Mitos e Verdades sobre o HPV”. O jogo didático foi aplicado à alunos do 9ºano do Ensino Fundamental II e avaliado por meio da aplicação de um questionário baseado no modelo ARCS, proposto por John Keller, para avaliar o nível de motivação dos alunos de acordo com o percentual de valores +1 e +2 atribuídos para cada assertiva presente nas quatro categorias: Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação. Os resultados obtidos indicam que o jogo didático “Mitos e Verdades sobre o HPV” foi bem avaliado pelos alunos pesquisados, proporcionando-lhes um excelente nível de motivação, o que sugere que atende aos objetivos para os quais foi proposto.-
Descrição: dc.descriptionThe early start of sexual life is sometimes accompanied by risky sexual behaviors, such as not using condoms during sexual intercourse and having variety of partners, which make adolescents vulnerable to sexually transmitted infections, including those associated with Human Papillomavirus (HPV). Face to these assumptions, this research aimed to evaluate the knowledge level of adolescents about aspects of sexual life and HPV and the production, application and evaluation of a didactic game as didactic tool to help in the discussion and reflection on knowledge related to the topic. Through the application of a questionnaire with 24 questions, applied to students in the 8th and 9th grade of Elementary School II of a public school in the city of Miracema-RJ, it was found a lack of knowledge about aspects of sexual life, as well as about HPV, the lack of dialogue about the theme in the family and at school, which exposes them to seek erroneous and mistaken information from unsafe sources, which contributes to heighten their vulnerability to risk situations. As a contribution to approaching the HPV theme and encouraging adolescents to adhere to the vaccination campaign, the didactic game “Mitos e Verdades sobre o HPV” was produced. The didactic game was applied to 9th grade students of Elementary School II and evaluated by applying a questionnaire based on the ARCS model, proposed by John Keller, to assess the level of motivation of students according to the percentage of values +1 and +2 assigned for each assertion presente in the four categories: Attention, Relevance, Confidence and Satisfaction. The results obtained indicate that the didactic game “Mitos e Verdades sobre o HPV” was weel evaluated by the researched students, providing them with an excelente level of motivation, which suggests that it reaches the goals for which it was proposed.-
Descrição: dc.description130 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescência, Educação Sexual, Papilomavirus Humano, Jogo didático-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescence, Sexual Education, Human Papilloma Virus, Didactic game-
Título: dc.titleVida sexual e HPV: avaliação do nível de conhecimento de um grupo de estudantes da rede pública de ensino de Miracema (RJ) e a produção de um jogo didático para abordagem do tema-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.