O Uso da calculadora no ensino da Matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMotta, Carlos Eduardo Mathias-
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Antonio Paulo Muccillo de-
Autor(es): dc.contributorMedeiros, Lícia Giesta Ferreira de-
Autor(es): dc.creatorCosta, Everaldo Moraes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/28565-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775303-
Descrição: dc.descriptionNeste trabalho trago a calculadora como um recurso tecnológico para auxiliar no processo de ensino da matemática proporcionando o debate de ideias e favorecendo a elaboração de estratégias para obtenção do conhecimento matemático. Há também um breve histórico sobre o surgimento das máquinas de calcular até as calculadoras atuais , algumas pesquisas realizadas em sala de aula com uso da calculadora mostrando que seu uso pode ser muito útil no ensino da matemática, desde que os professores tenham a preparação adequada para utilizá - la. Também foi realizado um estudo bibliográfico sobre o uso da calculadora em dois documentos que tem como objetivo referenciar a grade curricular, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1997) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Ao final há a sugestão de algumas atividades em que o uso da calculadora pode ser muito útil no ensino - aprendizagem de conceitos matemáticos.-
Descrição: dc.descriptionIn this work, I present the calculator as a technological resource to assist in the process of teaching mathematics, providing the debate of ideas and favoring the elaboration of strategies to obtain mathematical knowledge. There is also a brief history of the ris e of calculating machines, up to today's calculators. A bibliographic study of some works carried out in the classroom with the use of the calculator, showing that its use is very useful in the teaching of mathematics, provided that the teachers have adequate preparation to use it. A bibliographic study was also carried out on the use of the calculator in the two most important documents in order to unify the curriculum, the PCN of 1997 and the BNCC of 2017. At the end, some suggested activities using the c alculator, which may help in the teaching process.-
Descrição: dc.description46 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCalculadora-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias digitais-
Palavras-chave: dc.subjectCalculadora numérica-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectCalculator-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectDigital Technologies-
Título: dc.titleO Uso da calculadora no ensino da Matemática-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.