Análise e aplicação de métodos de previsão de demanda para uma empresa de distribuição de produtos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGutierrez, Ruben Huamanchumo-
Autor(es): dc.contributorSouza, Cristina Gomes de-
Autor(es): dc.contributorCosta, Helder Gomes-
Autor(es): dc.creatorVieitos, Eduardo dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-07-
Data de envio: dc.date.issued2023-08-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/29817-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775302-
Descrição: dc.descriptionAtualmente, o tema previsão de demanda é tratado como um diferencial em qualquer empresa, independentemente de seu ramo de atuação e de seu porte, pois a partir de uma previsão robusta é possível ajustar desde compras a custos de logística. Esse estudo utilizou dados e analisou a empresa Anobrasileira que atua no ramo de distribuição de perfil de alumínio no estado do Rio de Janeiro. Este trabalho teve como objetivo analisar e propor um método para previsão de demanda para a empresa, além de estudar as características da demanda com relação à tendência e sazonalidade. Para isso foi feito o levantamento dos métodos de previsão de demanda, para então aplica-los na amostra de dados cedidos pela empresa. A amostra de dados refere-se a um período sequencial de 108 meses, compreendendo 9 anos. Com o intuito de se gerar uma previsão robusta e auditada, a amostra foi dívida em duas, de modo que os métodos foram aplicados aos 96 primeiros períodos e as previsões geradas comparadas com os 12 últimos períodos. Este trabalho sugeriu adotar dois tipos de abordagens temporais para a análise da demanda, assim como a sugestão do uso do conceito de aplicação de alguns métodos de acordo com o período em análise dentro da abordagem. A partir da metodologia proposta neste estudo foi possível se definir o melhor método de previsão de demanda para a amostra de dados coletada, através da comparação do MAPE (Média Absoluta Percentual dos Erros) de cada método. Assim garantindo que os resultados deste estudo sejam validados-
Descrição: dc.descriptionCurrently, the demand forecasting theme is treated as a differential in any company, regardless of its field of activity and its size, since from a robust forecast it is possible to adjust from purchases to logistics costs. This study used data and analyzed the company Anobrasileira, which operates in the segment of aluminum profile distribution in the state of Rio de Janeiro. This work aimed to analyze and propose a method for forecasting demand for the company, in addition to studying the characteristics of demand in relation to the trend and seasonality. For this purpose, a survey of demand forecasting methods was carried out, and then applied to the sample of data provided by the company. The sample of data refers to a sequential period of 108 months, comprising 9 years. In order to generate a robust and audited forecast, the sample was split in two, so that the methods were applied to the first 96 periods and the forecasts generated compared to the last 12 periods. This work suggested adopting two types of temporal approaches for the analysis of demand, as well as the suggestion of using the concept of applying some methods according to the period under analysis within the approach. From the methodology proposed in this study, it was possible to define the best demand forecasting method for the data sample collected, by comparing the MAPE (Absolute Average Percentage of Errors) for each method. Thus ensuring that the results of this study are validated.-
Descrição: dc.description102 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectPrevisão de demanda-
Palavras-chave: dc.subjectSéries temporais-
Palavras-chave: dc.subjectMétodos de previsão-
Palavras-chave: dc.subjectDistribuição-
Palavras-chave: dc.subjectPerfil de alumínio-
Palavras-chave: dc.subjectPrevisão de demanda-
Palavras-chave: dc.subjectAlumínio-
Palavras-chave: dc.subjectBibliometria-
Palavras-chave: dc.subjectDemand forecasting-
Palavras-chave: dc.subjectTime series-
Palavras-chave: dc.subjectForecasting methods-
Palavras-chave: dc.subjectDistribution-
Palavras-chave: dc.subjectAluminum profile-
Título: dc.titleAnálise e aplicação de métodos de previsão de demanda para uma empresa de distribuição de produtos-
Título: dc.titleAnalysis and application of demand forecasting methods for a product distribution company-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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