Humanos e animais em Vidas Secas, de Graciliano Ramos

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoraes, Anita Martins Rodrigues de-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Sonia Monnerat-
Autor(es): dc.contributorMelo, Alfredo Cesar-
Autor(es): dc.creatorAquino, Felipe Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/26039-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775299-
Descrição: dc.descriptionA presente dissertação lança um olhar sobre Vidas secas, de Graciliano Ramos, considerando sua dimensão estética como capaz de produzir transformações na percepção de mundo do leitor. A posição de sujeito da narrativa assumida pelas personagens através do uso do discurso indireto livre associa-se a um narrador onisciente em terceira pessoa que, em algum nível, respeita a voz das personagens e não faz prevalecer a sua voz, o que implicaria em tornar as personagens meros objetos da narrativa. Tal procedimento é associado ao vaqueiro Fabiano e à sua família, e, ainda, à cadela Baleia, resultando, por exemplo, no caso de Fabiano, em uma identificação não apenas negativa do sujeito com um animal; e, no caso de Baleia, temos um animal singularizado e detentor de uma visão de mundo, com o qual podemos compartilhar a experiência da existência animal conforme a imaginação de Graciliano Ramos. Na elaboração deste trabalho, foram utilizados conceitos como o de dialogismo, de Bakhtin, de identidade e estigma, a partir de Barth e Goffman, de preconceito linguístico extraído de Marcos Bagno, e de animalidade, a partir de Maria Esther Maciel.-
Descrição: dc.descriptionThe present dissertation takes a look at Vidas secas, by Graciliano Ramos, considering its aesthetic dimension as capable of producing transformations in the reader's perception of the world. The narrative’s subject position assumed by the characters through the use of free indirect speech is associated with an omniscient third person narrator who, at some level, respects the characters' voices and does not make his voice prevail, which would imply making the characters mere objects of the narrative. This procedure is associated with the cowboy Fabiano and his family, and also with the dog Baleia, resulting, for example, in Fabiano's case, in a not only negative identification of the subject with an animal; and, in the case of Baleia, we have a singularized animal, and holder of a worldview, with whom we can share the experience of animal existence according to Graciliano Ramos' imagination. In the elaboration of this work, concepts such as dialogism, by Bakhtin, identity and stigma, from Barth and Goffman, linguistic prejudice extracted from Marcos Bagno, and animality, from Maria Esther Maciel were used.-
Descrição: dc.description86 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectGraciliano Ramos-
Palavras-chave: dc.subjectVidas secas-
Palavras-chave: dc.subjectDialogismo-
Palavras-chave: dc.subjectAnimalidade-
Palavras-chave: dc.subjectEstigma-
Palavras-chave: dc.subjectPreconceito linguístico-
Palavras-chave: dc.subjectRamos, Graciliano, 1892-1953-
Palavras-chave: dc.subjectRomance brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa-
Palavras-chave: dc.subjectGraciliano Ramos-
Palavras-chave: dc.subjectVidas secas-
Palavras-chave: dc.subjectDialogism-
Palavras-chave: dc.subjectAnimality-
Palavras-chave: dc.subjectStigma-
Palavras-chave: dc.subjectLinguistic prejudice-
Título: dc.titleHumanos e animais em Vidas Secas, de Graciliano Ramos-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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