A utilização do jogo “equilibrando o ph” como ferramenta didática para o estudo do equilíbrio químico no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMarques, Marcelo Monteiro-
Autor(es): dc.contributorSelles, Jairo Paes-
Autor(es): dc.contributorMiranda, Gisele dos Santos-
Autor(es): dc.contributorMacedo, Renata Pereira Paiva-
Autor(es): dc.creatorCosta, Juliana Pereira da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-14-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-14-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23207-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775290-
Descrição: dc.descriptionCom o passar dos anos, professores e pesquisadores da área da educação buscam por novas abordagens dentro de sala de aula, a fim de despertar ou aumentar o interesse e a atenção de seus alunos. Dentre as diferentes disciplinas compostas na grade curricular das escolas, destaca-se a química como uma das matérias em que os alunos se mostram mais desmotivados a estudar. Entre os obstáculos estão: demanda por conteúdos prévios advindos de outras disciplinas, matéria complexa, extensa e abordada de forma descontextualizada, excesso de fórmulas e conceitos a serem memorizados e, metodologia dos professores. Pensando nisso, foi criado o jogo didático “Equilibrando o pH” como ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem do tema equilíbrio químico. A escolha desse tema sucedeu-se pela sua importância, recorrência em vestibulares e, nas vivências da autora – enquanto aluna e estagiária – ao observar as dificuldades que os discentes possuem em compreender o conteúdo. O jogo de tabuleiro criado é composto por cartas com perguntas que retomam os conceitos iniciais de equilíbrio químico, fatores que o alteram, constante de equilíbrio (K) e, os potenciais hidrogeniônico (pH) e hidroxiliônico (pOH). Ademais, preocupou-se em utilizar materiais de baixo custo para sua confecção, podendo assim servir de material de apoio para outros professores. A discussão dos resultados foi fundamentada a partir dos questionários respondidos por professores formados na área de química e, a partir disso, foi possível avaliar melhorias a serem conferidas ao jogo para posterior aplicação presencial nas instituições de ensino-
Descrição: dc.descriptionOver the years, teachers and researchers in the field of education seek new approaches within the classroom, in order to arouse or increase the interest and attention of their students. Among the different subjects in the school curriculum, chemistry stands out as one of the subjects in which students are more discouraged to study. Among the obstacles are: demand for previous content from other disciplines, complex, extensive and decontextualized subject matter, excess of formulas and concepts to be memorized and methodology of teachers. Thinking about it, the didactic game “Balancing the pH” was created as a facilitating tool in the teaching-learning process of the chemical equilibrium theme. This theme was chosen due to its importance, recurrence in entrance exams and, in the author's experiences - as a student and intern - when observing the difficulties that students have in understanding the content. The board game created is composed of cards with questions that resume the initial concepts of chemical equilibrium, factors that alter it, equilibrium constant (K) and, the hydrogen potential (pH) and hydroxyl potential (pOH). In addition, it was concerned with using low-cost materials for its manufacture, thus being able to serve as support material for other teachers. The discussion of the results was based on the questionnaires answered by teachers trained in the area of chemistry and, from that, it was possible to evaluate improvements to be conferred to the game for subsequent face-to-face application in educational institutions-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEquilíbrio químico-
Palavras-chave: dc.subjectJogo didático-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de química-
Palavras-chave: dc.subjectEquilíbrio químico-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectRecurso didático-
Palavras-chave: dc.subjectChemical equilibrium-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic game-
Palavras-chave: dc.subjectChemistry teaching-
Palavras-chave: dc.subjectExperimentation-
Título: dc.titleA utilização do jogo “equilibrando o ph” como ferramenta didática para o estudo do equilíbrio químico no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.