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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Leal Junior, Ilton Curty | - |
Autor(es): dc.contributor | Teodoro, Pítias | - |
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Pauli Adriano de Almada | - |
Autor(es): dc.creator | Mendonça, Jader Ferreira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:40:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:40:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2587 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775289 | - |
Descrição: dc.description | Atualmente sustentabilidade, redução da emissão de gases de efeito estufa e a necessidade de uma matriz energética mais limpa são temas largamente discutidos em todas as esferas seja econômico- financeira ou como uma questão responsabilidade social, o que desperta um grande interesse das empresas e nações, na busca de alternativas que atendam plenamente as questões econômico-financeiras como também as de responsabilidade social. Os chamados "combustíveis limpos" ou "combustíveis renováveis" são hoje a principal alternativa que possibilita atender da melhor maneira a crescente demanda, de forma limpa e mais barata, se comparado com os combustíveis fósseis. Nesse cenário, Brasil e Estados Unidos despontam como principais investidores e principais produtores de etanol, a partir da cana-de-açúcar e do milho respectivamente, tendo um domínio quase que pleno no mercado mundial, com uma produção somada que ultrapassa 70% de tudo que é produzido. Por se tratar de um mercado em constante crescimento, outros países já começam a investir nas mais diversas formas de produzir etanol, o que gera uma maior concorrência e uma necessidade de se tornar cada vez mais competitivo. Dois fatores importantes para se ter essa competitividade no mercado são a produção e a logística que possibilitem com que o produto chegue ao usuário final no melhor preço possível. Este trabalho busca determinar, na comparação entre Brasil e Estados Unidos, qual dos países possui, confrontando produção e logística, um produto com menor custo total~ que possibilite uma maior competitividade no mercado mundial de etano!. Será realizada pesquisa para obtenção de dados referentes a custos envolvidos no plantio e colheita, na produção, nos modos de transporte utilizados, buscando determinar por meio de um resultado quantitativo, possíveis soluções para a questão abordada. A abordagem da pesquisa limita-se a não utilizar dados referentes a custos de terminais e movimentação de cargas, o que será proposto para novo estudo | - |
Descrição: dc.description | Currently Sustainability, reduction of emission of greenhouse gases and the need for more clean energy sources are widely discussed topics in alI spheres, whether economic, financiaI or social responsibility as an issue which arouses great interest of companies and nations, seeking alternatives that fully meet the economic and financiaI issues but also social responsibility. The so-called "clean fuel" or "renewable fuels" are now the main alternative that provides the best way to meet growing demand, cleanly and cheaply, compared with fossil fuels. In this scenario, United States and Brazil are emerging as major investors and major producers of ethanol from sugar cane and maize respectively, with an area almost fuIl on the world market, coupled with an output exceeding 70% of alI that is produced. Because it is a market in constant growth, other countries have begun to invest in various ways to produce ethanol, which creates more competition and a need to become increasingly competitive. Two important factors to be so competitive in the market are the production and logistics to enable that the product reaches the end user the best possible price. This paper seeks to determine the comparison between BraziI and the United States, which countries have contrasting production and logistics, a product with a lower total cost, enabling greater competitiveness in the global market for ethanol. Research will be conducted to gather data concerning the costs involved in planting and harvesting, production, modes of transport used and to determine through a quantitative result, possible solutions to the issue addressed. The research approach is limited to not use data on costs and terminal handling charges, which will be proposed for further study | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Logística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etanol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cadeia de suprimentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Etanol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Logística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cadeia de suprimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estados Unidos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Logistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Production | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ethanol | - |
Palavras-chave: dc.subject | Supply chain | - |
Título: dc.title | Comparação dos custos de produção e logísticos de etanol entre Brasil e Estados Unidos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
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