Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Moura, Roberto Marchon Lemos de | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787883U7 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/8204578732983408 | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Luís Alberto Rocha | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:40:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:40:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30341 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775281 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta tese é estudar as concepções de “cinema independente” aplicadas ao contexto brasileiro, especificamente o do Rio de Janeiro, no período que cobre os anos de 1948 a 1954. Serão analisadas as tensas relações entre os três setores básicos da atividade cinematográfica – produção, distribuição e exibição –, bem como a relação entre o campo cinematográfico e o campo do poder na formulação de políticas para o setor. A tese estuda algumas das práticas predominantes na “produção independente” de filmes no Brasil, dentro do período enfocado, tais como a produção associada, o sistema de cotas e a produção planificada, buscando estabelecer relações entre essas práticas, os filmes realizados e a forma como eles eram distribuídos e exibidos. Para tanto, a pesquisa toma como referências centrais a trajetória de algumas produtoras cariocas como a Cine-Produções Fenelon, a Cinédia e a Flama - Produtora Cinematográfica, e a formação de um “circuito independente” de produção, distribuição e exibição, durante a primeira metade dos anos 1950 | - |
Descrição: dc.description | 422 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | História do cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema brasileiro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema independente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema brasileiro - aspecto histórico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema - história e crítica | - |
Título: dc.title | “Cinema independente”: produção, distribuição e exibição no Rio de Janeiro (1948-1954) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: