Conteúdo dos pensamentos automáticos de adolescentes com sintomas de ansiedade social

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Ana Lúcia Novais-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Ana Lúcia Novais-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Cecília Souza-
Autor(es): dc.creatorRosa, Fernanda Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-11-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14608-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775270-
Descrição: dc.descriptionA terapia cognitivo-comportamental tem como estratégia terapêutica a identificação e reestruturação de cognições disfuncionais. O presente estudo teve como objetivo avaliar o conteúdo dos pensamentos automáticos em adolescentes com sintomas de ansiedade social. Um total de 101 estudantes (12 a 15 e anos), no estado do Rio de Janeiro, Brasil, responderam a 3 instrumentos: questionário sócio demográfico, desenvolvido mediante a necessidade do estudo, o inventário de fobia social, versão final em português (SPIN) e a escala de pensamentos automáticos (CATS). Como principais resultados, verificamos que as meninas apresentaram escore mais elevado na avaliação dos sintomas de ansiedade social. Também foi observado que adolescentes com sintomas de ansiedade social apresentavam, mais frequentemente e intensamente, pensamentos automáticos disfuncionais, sendo que estes estavam associados à visão negativa de si, dificuldade de ser assertivo e visão das pessoas como ameaçadoras-
Descrição: dc.descriptionCognitive-behavioral therapy has as its therapeutic strategy the identification and restructuring of dysfunctional cognitions. The present study aimed to evaluate the content of automatic thoughts in adolescents with symptoms of social anxiety. A total of 101 students (ages 12-15), from Rio de Janeiro state, Brazil, answered three instruments: the socio-demographic questionnaire, developed according to the study needs; the social phobia inventory, final version in Portuguese (SPIN) and the children ́s automatic thoughts scale (CATS). As the main results, we verified that the girls presented a higher score in the evaluation of social anxiety symptoms. It was also observed that adolescents with social anxiety symptoms presented, more frequently and intensely, dysfunctional automatic thoughts, which were associated with negative self-view, difficulty to be assertive and view of people as threatening-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsopenAccess-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectTerapia cognitivo-comportamental-
Palavras-chave: dc.subjectPensamentos automáticos-
Palavras-chave: dc.subjectAnsiedade social-
Palavras-chave: dc.subjectAutomatismo-
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno de ansiedade-
Palavras-chave: dc.subjectRelações sociais-
Palavras-chave: dc.subjectTerapia cognitiva-
Palavras-chave: dc.subjectRio de Janeiro (Estado)-
Palavras-chave: dc.subjectCognitive behavior therapy-
Palavras-chave: dc.subjectAutomatic thoughts-
Palavras-chave: dc.subjectSocial anxiety-
Título: dc.titleConteúdo dos pensamentos automáticos de adolescentes com sintomas de ansiedade social-
Título: dc.titleContent of automatic thoughts of adolescents with social anxiety symptoms-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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