Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Ana Lúcia Novais | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Ana Lúcia Novais | - |
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Cecília Souza | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Fernanda Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:40:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:40:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/14608 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775270 | - |
Descrição: dc.description | A terapia cognitivo-comportamental tem como estratégia terapêutica a identificação e reestruturação de cognições disfuncionais. O presente estudo teve como objetivo avaliar o conteúdo dos pensamentos automáticos em adolescentes com sintomas de ansiedade social. Um total de 101 estudantes (12 a 15 e anos), no estado do Rio de Janeiro, Brasil, responderam a 3 instrumentos: questionário sócio demográfico, desenvolvido mediante a necessidade do estudo, o inventário de fobia social, versão final em português (SPIN) e a escala de pensamentos automáticos (CATS). Como principais resultados, verificamos que as meninas apresentaram escore mais elevado na avaliação dos sintomas de ansiedade social. Também foi observado que adolescentes com sintomas de ansiedade social apresentavam, mais frequentemente e intensamente, pensamentos automáticos disfuncionais, sendo que estes estavam associados à visão negativa de si, dificuldade de ser assertivo e visão das pessoas como ameaçadoras | - |
Descrição: dc.description | Cognitive-behavioral therapy has as its therapeutic strategy the identification and restructuring of dysfunctional cognitions. The present study aimed to evaluate the content of automatic thoughts in adolescents with symptoms of social anxiety. A total of 101 students (ages 12-15), from Rio de Janeiro state, Brazil, answered three instruments: the socio-demographic questionnaire, developed according to the study needs; the social phobia inventory, final version in Portuguese (SPIN) and the children ́s automatic thoughts scale (CATS). As the main results, we verified that the girls presented a higher score in the evaluation of social anxiety symptoms. It was also observed that adolescents with social anxiety symptoms presented, more frequently and intensely, dysfunctional automatic thoughts, which were associated with negative self-view, difficulty to be assertive and view of people as threatening | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terapia cognitivo-comportamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamentos automáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ansiedade social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automatismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno de ansiedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Relações sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Terapia cognitiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio de Janeiro (Estado) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cognitive behavior therapy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automatic thoughts | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social anxiety | - |
Título: dc.title | Conteúdo dos pensamentos automáticos de adolescentes com sintomas de ansiedade social | - |
Título: dc.title | Content of automatic thoughts of adolescents with social anxiety symptoms | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: