ESTRATÉGIA EMPRESARIAL: PRESENÇA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE ENERGIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlvarez, Denise-
Autor(es): dc.contributorCPF:56362542222-
Autor(es): dc.contributorALVAREZ, D.-
Autor(es): dc.contributorFigueiredo, Marcelo Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorCPF:18100760922-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/0476902973426629-
Autor(es): dc.creatorSa, Ricardo Luiz Paes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2008-01-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/17986-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775265-
Descrição: dc.descriptionCompanies need to have a well-prepared staff loaded with abilities and specific competences in contemporary society. Corporative universities are responsible for providing, within the companies, the immediate competences needed to be dynamic and present appropriated educational solutions in the short, middle and long run. The objective of this dissertation is to discuss the evaluation of the long-term courses thrown in a corporative university as well as to propose an evaluation method of the performance of the courses, including measurements of the return of the investment in doing it so. The research proposal was to analyze the efficiency of the applied training after one year of the end of the course, co-relating the academic contents with in-loco practices. The applied methodology was a qualitative one, using focus groups (with employees that have attended these courses) and interviews (with the managers of those employees), creating inputs to implement improvement for the next class to be planned. Results show that the courses fulfill their strategic role providing technical knowledge. However, it still lacks to feedback the employees with the socio environmental responsibilities, which, in fact, is one of the strategic pillars of the company.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Federal Fluminense-
Descrição: dc.descriptionNa sociedade contemporânea, as empresas necessitam de quadro de pessoal bem preparado e dotado de habilidades e competências específicas. As universidades corporativas são responsáveis por viabilizar, dentro das empresas, a emergência de competências que possam atender às metas dos diversos planejamentos estratégicos. Para isso precisam ser dinâmicas e ter soluções educacionais apropriadas a curto, médio e longo prazos. O objetivo desta dissertação é discutir a questão da avaliação dos cursos de longa duração ministrados em uma universidade corporativa e propor um método para avaliar o desempenho dos cursos e mensurar o retorno do investimento. A proposta da pesquisa foi analisar a eficácia dos treinamentos aplicados um ano após o término do curso, fazendo a relação entre os conteúdos acadêmicos e a prática de campo. A metodologia utilizada foi qualitativa, com realização de grupos de foco (de empregados que passaram pelos cursos) e entrevistas (com gerentes desses empregados), gerando, assim, insumos para implantação de melhorias na próxima turma a ser planejada. Como resultado, vê-se que o curso cumpre seu papel estratégico quanto ao aporte de conhecimentos técnicos, mas ainda não insere os novos empregados na cultura de responsabilidade socioambiental, o que é um dos pilares estratégicos da empresa.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Sistemas de Gestão-
Publicador: dc.publisherSegurança do Trabalho, Meio-ambiente, Gestão pela Qualidade Total-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectEducação corporativa-
Palavras-chave: dc.subjectResponsabilidade social-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação de eficácia-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de formação-
Palavras-chave: dc.subjectCorporate Education-
Palavras-chave: dc.subjectSocial Responsibility-
Palavras-chave: dc.subjectEffectiveness Evaluation-
Palavras-chave: dc.subjectNew Employees Program-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO-
Título: dc.titleESTRATÉGIA EMPRESARIAL: PRESENÇA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA UM ESTUDO DE CASO NO SETOR DE ENERGIA-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.