Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Soares, Maria Raimunda Penha | - |
Autor(es): dc.contributor | Marro, Katia Íris | - |
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Clarice da Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Rondelli, Márcia Tostes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:40:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:40:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-11-14 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/5229 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775264 | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho trata de uma análise sobre as mediações necessárias na relação entre o curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) – Campus de Rio das Ostras e a materialização em sua proposta pedagógica das diretrizes curriculares propostas pelo projeto ético-político e de que forma os valores emancipatórios desse projeto atravessam a formação profissional. Para realizar esta análise partimos do método materialista histórico dialético de Marx. A pesquisa foi realizada por meio de bibliografias que situadas no campo da teoria social crítica, especificamente as obras de Marx e de autores que seguem sua perspectiva histórico-dialética, permitiram o diálogo e a reflexão a cerca da realidade social, suas contradições, antagonismos, ideologias, valores, formas de consciência entre outros aspectos que se insere na sociedade capitalista e que estão presentes no processo de formação e no campo de trabalho do assistente social. O resultado desta pesquisa está sistematizado em três capítulos que tratam respectivamente de forma crítica sobre: a ideologia capitalista e a consciência de classe; o Serviço Social e emancipação (valores emancipatórios); o Serviço Social da UFF Rio das Ostras e a formação profissional. Por fim apontamos em nossas considerações finais que os princípios que fundamentam o projeto ético-politico do Serviço Social e os valores emancipatórios preconizados pelas diretrizes curriculares da ABEPSS vêm sendo materializados no projeto pedagógico do curso, percorrendo todo o processo de formação profissional, contribuindo para formar assistentes sociais críticos à sociedade capitalista e comprometidos com a conquista dos diretos dos trabalhadores, com a liberdade, a equidade e a justiça social, com a perspectiva de alcançar a emancipação humana | - |
Descrição: dc.description | The present work entails the analysis of the necessary mediations between the Social Service graduation of the Federal Fluminense University (UFF) – Rio das Ostras Campus and the materialization of its pedagogical proposal of the curricular guidelines, proposed by the ethical-political project and which forms the emancipatory values of this project cross the Professional education. In order to conduce this analysis, we will start from the historical Marx's dialectical materialist method. The research was performed using bibliographies from the field of social critical theory, specifically Marx publications and authors who follow his historical-dialectical perspective, allowing a dialogue and reflection about the social reality, its contradictions, antagonisms, ideologies, values, forms of consciousness among other aspects that are inserted in the capitalistic society and are presented in the development process also found within the field of work of the social worker. The result of this research is systematized in three chapters that respectively deal critically on: the capitalist ideology and class consciousness; Social Service and emancipation (emancipatory values); the Social Service of UFF Rio das Ostras and professional education. Finally, we present in our final remarks the principles that underlie the ethical-political project of Social Service and the emancipatory values advocated by the ABEPSS curricular guidelines which have been materialized in the pedagogical project of the course, traversing the whole process of professional education, contributing to form Social workers criticals to the capitalist society and committed to the conquest of workers' rights, freedom, equity and social justice, with the prospect of achieving human emancipation | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Valores emancipatórios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Diretrizes curriculares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal Fluminense - UFF | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rio das Ostras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social service | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipatory values | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curricular guidelines | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogic project | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professional education | - |
Título: dc.title | Serviço Social: valores emancipatórios e formação profissional na UFF de Rio das Ostras | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: