Adesão à alimentação escolar e fatores associados em adolescentes de escolas públicas do município de Niterói -RJ

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHenriques, Patrícia-
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Roseane Moreira Sampaio-
Autor(es): dc.contributorhttp://lattes.cnpq.br/6889568909022390-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Camila Fonseca de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2021-09-01-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/23087-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775262-
Descrição: dc.descriptionINTRODUÇÃO: A alimentação oferecida no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar constitui uma refeição adequada e saudável. Por isso, mensurar sua adesão apresenta-se como uma importante estratégia de monitoramento da efetividade do programa. OBJETIVO: Analisar a prevalência de adesão à alimentação escolar entre adolescentes, a percepção dos merendeiros, pedagogos e diretores acerca da adesão e os fatores associados em escolas públicas do município de Niterói, RJ. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal, quantitativo e qualitativo, abrangendo 787 estudantes, de ambos os sexos, de 10 a 19 anos, matriculados em nove escolas públicas municipais da região metropolitana do estado do RJ. Os dados relativos a adesão à alimentação escolar foram obtidos através do relato dos estudantes por meio da aplicação de um questionário estruturado acerca dos principais componentes da adesão: I- Cardápio escolar; II- Aceitação da alimentação pelos estudantes; III- Consumo de alimentos competitivos com a alimentação saudável na escola. Complementarmente foi aplicado um questionário estruturado aos merendeiros contendo questões similares as dos estudantes e realizadas entrevistas semiestruturadas com os diretores ou pedagogos de cada uma das nove escolas selecionadas para o estudo. Foi verificado se o cardápio executado no dia da visita correspondia ao elaborado pela área técnica de nutrição e a existência de comércio de alimentos no entorno. As variáveis quantitativas foram analisadas por meio de estatística descritiva e realizou-se análise de conteúdo do material qualitativo. A pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética do HUAP sob o parecer nº 2.949.26 e a inclusão dos participantes no estudo esteve condicionada a concordância e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos profissionias e responsáveis e do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido pelos adolescentes. RESULTADOS: O índice de adesão foi de 65,95%. A maioria dos alunos relatou gostar da alimentação, considera o sabor agradável, quantidade adequada, temperatura boa e gosta dos utensílios utilizados. Dentre os fatores relacionados a menor adesão, destacam-se o refeitório não ter lugar para todos se sentarem e fila extensa. O principal motivo relatado pelos adolescentes para deixar de consumir a alimentação escolar foi não gostar da preparação do dia. Observou-se ainda que quanto maior o ano de ensino menor a adesão. Na opinião dos merendeiros a alimentação escolar é boa, os alunos gostam e não há desperdício de alimentos. Tais profissionais parecem ter uma boa percepção da quantidade de alunos que consomem a alimentação escolar. Já os diretores e pedagogos entrevistados demonstraram uma perspectiva positiva sobre a alimentação escolar, relataram não ter um conhecimento profundo sobre o PNAE e destacaram os aspectos que podem ser melhorados como o planejamento dos cardápios, horários das refeições e infraestrutura das unidades. CONCLUSÃO: A adesão à alimentação escolar neste município não está de acordo com os parâmetros preconizados pelo PNAE, principalmente entre os escolares dos últimos anos do ensino fundamental. Identificou-se que alguns fatores demonstraram ser limitadores da adesão e, portanto, são necessárias estratégias envolvendo toda a comunidade escolar visando ao alcance dos objetivos do programa.-
Descrição: dc.descriptionINTRODUCTION: The food offered under the National School Feeding Program constitutes an adequate and healthy meal. For this reason, measuring your adherence is an important strategy for monitoring the effectiveness of the program. OBJECTIVE: To analyze the prevalence of adherence to school meals among adolescents, the perception of cooks, educators and directors about adherence and the associated factors in public schools in the city of Niterói, RJ. METHODS: This is a cross-sectional, quantitative and qualitative study, covering 787 students, of both sexes, aged 10 to 19, enrolled in nine municipal public schools in the metropolitan region of the state of RJ. The data related to adherence to school meals were obtained through the students' report through the application of a structured questionnaire, about the main components of adherence: I- School menu; II- Acceptance of food by students; III- Consumption of competitive foods, with healthy eating, at school. In addition, a structured questionnaire was applied to the cooks containing questions similar to those of the students and semi-structured interviews were conducted with the principals or pedagogues of each of the nine schools selected for the study. It was verified if the menu executed on the day of the day visit corresponded to the one elaborated by the technical area of nutrition and the existence of food trade in the surroundings. Quantitative variables were analyzed using descriptive statistics and a qualitative material content analysis was performed. The research was approved by the HUAP ethics committee under opinion No. 2,949.26 and the inclusion of participants in the study is subject to agreement and signing the Informed Consent Form. RESULTS: The adherence rate was 65.95%. Most students reported liking the food, considered the taste pleasant, adequate quantity, good temperature and liked the utensils used. Among the factors related to lower adherence, the cafeteria does not have space for everyone to sit and the long queue. The main reason reported by the adolescents for not consuming school meals was not to like the preparation of the day. It was also observed that the higher the year of teaching, the lower the adherence. In the opinion of the cooks, school meals are good, students like them and there is no waste of food. Such professionals seem to have a good perception of the number of students who consume school meals. The interviewed principals and pedagogues showed a positive perspective on school meals, reported not having a thorough knowledge of the PNAE and highlighted aspects that could be improved, such as menu planning, meal times and infrastructure of the units. CONCLUSION: Adherence to school meals in this municipality is not in accordance with the parameters recommended by the PNAE, especially among students in the last years of elementary school. It was identified that some factors proved to limit adherence and, therefore, strategies involving the entire school community are necessary in order to achieve the objectives of the program.-
Descrição: dc.description86f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentação Escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica Pública.-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança Alimentar e Nutricional-
Palavras-chave: dc.subjectEscolar-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentação escolar-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança alimentar-
Palavras-chave: dc.subjectSegurança nutricional-
Palavras-chave: dc.subjectEscola pública-
Palavras-chave: dc.subjectAdolescente-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica pública-
Palavras-chave: dc.subjectSchool Feeding-
Palavras-chave: dc.subjectPublic policy-
Palavras-chave: dc.subjectFood and nutrition security-
Palavras-chave: dc.subjectSchool-
Título: dc.titleAdesão à alimentação escolar e fatores associados em adolescentes de escolas públicas do município de Niterói -RJ-
Tipo de arquivo: dc.typeDissertação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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