Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Angela Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:86549523522 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788106A9 | - |
Autor(es): dc.contributor | Krause, Gustavo Bernardo Galvão | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:56882654122 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791964D6 | - |
Autor(es): dc.contributor | Cardoso, Andre Cabral de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:15665498722 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/5519234534029741 | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Denilson Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:83324511622 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9933539110710810 | - |
Autor(es): dc.contributor | Britto, Paulo Fernando Henriques | - |
Autor(es): dc.contributor | CPF:28808077122 | - |
Autor(es): dc.contributor | http://lattes.cnpq.br/9010080809442799 | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Leandro Salgueirinho de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:40:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:40:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-09-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010-03-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18972 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775238 | - |
Descrição: dc.description | This thesis investigates the way two dominant cultural traits televisuality and minimalism merge together within certain American and Brazilian literature. In order to accomplish this it tries to understand what, during the 1980 s, certain authors tried to define as Image-fiction and/or TV Fiction, whilst understanding that these critical attempts maintained a close relationship with what is nowadays seen, retrospectively, as the minimalist debate in the field of American literature. It proceeds to analyze three North-American novels: White Noise (1985) by Don DeLillo, Peru (1986) by Gordon Lish and American Psycho (1991) by Bret Easton Ellis; the collection of short stories What We Talk About When We Talk About Love (1981) by Raymond Carver as well as two books by the Brazilian author André Sant Anna, Amor (1998) and Sexo (1999). The thesis has the objective of understanding how these texts relate with (more than) one notion of televisuality and the way that they unfold or even deviate from what I considered a minimalist poetics in its strict sense. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
Descrição: dc.description | Esta tese investiga os modos de confluência de duas dominantes culturais televisualidade e minimalismo em certa literatura produzida nos Estados Unidos e no Brasil. Para tal, tenta compreender o que, nos anos 80, alguns autores procuraram definir como a 'Ficção da Imagem' (Image-Fiction) ou como a 'Ficção TV' (TV Fiction), entendendo que estas tentativas críticas mantinham uma relação próxima com o que hoje é visto, no campo literário, e retrospectivamente, como o debate minimalista . Procede à análise de três romances norteamericanos: White Noise (1985), de Don DeLillo; Peru (1986), de Gordon Lish; American Psycho (1991), de Bret Easton Ellis; da coletânea de contos What We Talk About When We Talk About Love (1981), de Raymond Carver, além de dois livros do autor brasileiro André Sant Anna, Amor (1998) e Sexo (1999), para tentar entender como estes textos dialogam com (mais de) uma noção de televisualividade, e como desdobram ou se desviam do que considerei uma poética minimalista stricto sensu. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Publicador: dc.publisher | letras | - |
Direitos: dc.rights | Acesso Aberto | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ficção brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ficção americana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Televisão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte minimalista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minimalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Don DeLillo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Raymond Carver | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gordon Lish | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bret Easton Ellis | - |
Palavras-chave: dc.subject | André Sant Anna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Television | - |
Palavras-chave: dc.subject | Minimalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | - |
Título: dc.title | Ficções televisuais : ficções do fluxo : televisão e minimalismo em alguma prosa norte-americana e brasileira | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Tese | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: