Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Martins, Jorge Simões de Sá | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Isa | - |
Autor(es): dc.contributor | Moura, Diego Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Aragão, Thaís Cristini de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:40:32Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:40:32Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26508 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775228 | - |
Descrição: dc.description | O sistema educacional vigente se baseia na preparação dos alunos para a testagem. Isso implica em uma aprendizagem mecânica baseada na repetição e memorização de conteúdo, o que está longe de representar um processo de ensino aprendizagem onde o conteúdo tenha relevância para o aluno. Em se tratando do ensino de ciências, especialmente do ensino de Física, esses problemas se agravam ainda mais. A falta de contextualização do conteúdo, o impasse dos alunos com a matemática e a ideia de que aprender Física é uma possibilidade apenas para um grupo seleto de alunos são algumas - dentre tantas - das razões pelas quais os alunos enfrentam grande dificuldade com a disciplina. Tendo em vista essa realidade, os docentes devem desenvolver maneiras - dentro de suas realidades - de resolver esses problemas através de abordagens que estabeleçam uma conexão entre o cotidiano do aluno e o conteúdo e do uso de metodologias que incentivem o protagonismo do aluno e promovam uma aprendizagem que possa ser chamada de significativa. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática que tem como tema “A física das telecomunicações”. Os conteúdos abordados foram: as características das ondas eletromagnéticas, o espectro eletromagnético, como a radiação interage com o corpo humano e transmissão e recepção de ondas eletromagnéticas. Princípios do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), do ensino por investigação e da teoria de Ausubel da aprendizagem significativa foram aplicados de modo a serem desenvolvidas aulas que estimulem a curiosidade do aluno, seu protagonismo, sua prática de argumentação e interação em grupo; promovam sua aproximação com a realidade do fazer científico e uma aprendizagem com relevância para sua vida que o ajude no exercício de sua cidadania. | - |
Descrição: dc.description | The current educational system is based on the principle of “teaching for testing”. This implies a mechanical learning based on repetition and memorization of content, which is far from representing a learning process where the content has relevance to the student. When it comes to science teaching, especially physics teaching, these problems get even worse. The lack of contextualization of the content, the difficulty students face with mathematics and the idea that learning Physics is a possibility only for a select group of students, are some - among many - of the reasons why students face great difficulty with the subject. In view of this reality, teachers must develop ways - within their realities - to solve these problems through approaches that establish a connection between the student's daily life and the content, the use of methodologies that encourage student protagonism and promote a meaningful learning. This work aims to present a didactic sequence that has as its theme “The physics of telecommunications”. The approached contents were: the characteristics of electromagnetic waves, electromagnetic spectrum, how radiation interacts with the human body and transmission and reception of electromagnetic waves. Principles of the Science, Technology and Society movement (STS), inquiry teaching and Ausubel’s theory of meaningful learning were applied in order to develop classes that stimulate the student's curiosity, his protagonism, develop his argumentation and group interactions, bring him closer to the reality of the scientific enterprise and promote learning relevant to their life that helps them in the exercise of citizenship. | - |
Descrição: dc.description | 57 p | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Telecomunicações | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | CTS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Radiação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção intelectual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching Physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Following teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Telecommunications | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaningful learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | STS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inquiry Teaching | - |
Título: dc.title | Investigando as ondas: Sequência didática sobre ondas eletromagnéticas e como elas interagem com o corpo humano | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: