Passado, Presente: crítica cinematográfica e questões historiográficas no cinema da retomada (1995-2003)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCosta, Fernando Morais da-
Autor(es): dc.contributorCPF:07121111322-
Autor(es): dc.contributorhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775665P9-
Autor(es): dc.creatorCaleiro, Mauricio de Medeiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-10-07-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2013-04-01-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/20278-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775224-
Descrição: dc.descriptionThis tesis intends to inquire the ways through which the films produced in Brazil from 1995 to 2003 the so-called "Cinema of Retomada" period have been examined by film criticism and, therefore, the axiologic locus it has been put in the Brasilian Film History. In order to proceed with such task, it is furnished a historical approach of film criticism in Brasil, the financial, social and intelectual contexts in whish it has been produced, followed by an exam on its influence on the building of the canonical history of Brazilian Cinema, which, by its time is examined and put into question. Established the basis for questioning the vicissitudes of criticism towards the Cinema of Retomada, This work aims to review its critical status of the "Cinema of Retomada", with a particular atention to the recurrent tendency of comparing it with the Cinema Novo, often without any contextualization; to the role that violence, social marginalization and regimes of (non)visibility used to play in such cinematograhy-
Descrição: dc.descriptionAtravés do exame das relações entre crítica cinematográfica, cinema da Retomada e o passado do cinema brasileiro, o projeto em tela interroga a ocorrência de vicissitudes e lacunas nas análises concernentes ao cinema produzido no Brasil entre 1995 e 2003, sistematizando-as e discutindo-as. A análise busca fornecer elementos para o questionamento do presente status crítico de tal produção, para a revisão de seu locus historiográfico e, em decorrência - através do que Jorge Luís Borges descreve como a capacidade de influenciar seus predecessores -, da avaliação de seu papel na consolidação da história canônica do cinema brasileiro, notadamente em relação à cinematografia do passado que, como veremos, assombra de forma recorrente a produção do presente, o Cinema Novo-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Publicador: dc.publisherComunicação-
Direitos: dc.rightsAcesso Aberto-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectCinema brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjecthistória e crítica-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian Cinema, Brazilian cinema, history and criticism-
Palavras-chave: dc.subjectCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO-
Título: dc.titlePassado, Presente: crítica cinematográfica e questões historiográficas no cinema da retomada (1995-2003)-
Título: dc.titlePast, Present: film criticism and historiographical issues in film the retaking (1995-2003)-
Tipo de arquivo: dc.typeTese-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.