Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Bastos, Patrícia de Melo Abrita | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Vanuza Ney | - |
Autor(es): dc.contributor | Profeta, Graciela Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Luana Hespanhol de | - |
Autor(es): dc.creator | Chagas, Maria Caroline Rosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:40:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:40:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-09-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4684 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775223 | - |
Descrição: dc.description | Nesta pesquisa foi estudado como a escolha de carreiras tanto no ensino técnico quanto no ensino superior são influenciadas pelo mercado de trabalho. Utilizou-se os dados dos cursos mais concorridos da Universidade Federal Fluminense (UFF) e dos cursos técnicos subsequente do Instituto Federal Fluminense (IFF), como também dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no período de 2009/2010 e 2011/2012. Para tanto, foi estimado a equação de demanda por curso, a fim de verificar a associação entre o número de inscritos em um curso, superior ou técnico, e a renda média das pessoas formadas, o desvio padrão da renda e a taxa de desemprego média. O modelo estimado foi o de dados em painel por Efeitos Fixos, para que fosse possível gerar os resultados. Observou-se que ao optarem por suas futuras carreiras, seja nos cursos técnicos ou superiores, os indivíduos levam principalmente em consideração a possibilidade de renda futura, baseando-se naqueles que já estão inseridos no mercado de trabalho em uma dada profissão | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Universidade Federal Fluminense | - |
Publicador: dc.publisher | Campos dos Goytacazes | - |
Direitos: dc.rights | openAccess | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino técnico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino técnico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mercado de trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orientação vocacional | - |
Título: dc.title | Determinantes da escolha da carreira profissional: uma análise para o ensino técnico e superior no estado do Rio de Janeiro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: