Entre confetes e células: o desfile da Ciência na Sapucaí

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAmaral, Marise Basso-
Autor(es): dc.creatorFarias, Thamires Guedes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-16-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-16-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/31952-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775196-
Descrição: dc.descriptionHá não muito tempo atrás, a ciência e sua divulgação limitavam-se ao espaço acadêmico, hoje percebe-se como a sociedade deseja ter acesso às informações nesta produzida e de como ela afeta diretamente em suas vidas, no entanto, muitas vezes essa informação não é comunicada de forma acessível. As Escolas de Samba, de maneira carnavalizada, levam o conhecimento para a avenida, tornando a Marquês de Sapucaí um espaço que vai além da pura diversão, e a experiência de assistir ao desfile uma visita a um espaço educativo. A curiosidade, despertada depois desses desfiles, motiva a busca por mais informações sobre ciência, inclusive entre professores dentro dos espaços formais, levantando questões como o porquê de não utilizar os desfiles, presentes de forma tão forte na cultura carioca, nas salas de aula. O trabalho a seguir apresenta um recorte dos últimos 20 anos do carnaval carioca e os desfiles que podem ser utilizados em sala pelos professores nas aulas de ciências.-
Descrição: dc.descriptionNot so long ago, science and its divulgence were limited to academia; today, however, it's noticeable society's desire for access to the information produced by academia and how it can affect their lives, however, this information is not often communicated in an accessible manner. Escolas de Samba (Samba Schools), in a fitting carnivalized way, bring knowledge to the Avenida (avenue), transforming Marquês de Sapucaí into something that goes beyond just pure merriment, and the experience of watching the parade into a visit at an educational space. The curiosity awakened after the parade, induces the search for more information about science, including among professors inside formal spaces, which brings the question on why not utilize those parades, so strong in carioca culture, in the classroom? The following work presents a cut into the last 20 years of Rio's carnival and the parades that can be used by educators during science class.-
Descrição: dc.description67 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectDivulgação Cientifica-
Palavras-chave: dc.subjectCarnaval-
Palavras-chave: dc.subjectEstudos culturais-
Palavras-chave: dc.subjectEscola de samba-
Palavras-chave: dc.subjectFesta popular-
Palavras-chave: dc.subjectAcesso à informação-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectScientific divulgation-
Palavras-chave: dc.subjectCarnival-
Palavras-chave: dc.subjectCultural studies-
Título: dc.titleEntre confetes e células: o desfile da Ciência na Sapucaí-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

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