Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Edson Pereira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Duarte, Michelle Rezende | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Edson Pereira da | - |
Autor(es): dc.contributor | Mauricio, Carmen Edith Pazoto | - |
Autor(es): dc.contributor | Andrade, Luiz Antonio Botelho | - |
Autor(es): dc.contributor | Arcanjo, Fernanda Gonçalves | - |
Autor(es): dc.creator | Pádua, Sara Christina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:40:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:40:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31785 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775173 | - |
Descrição: dc.description | Atividades de campo permitem uma proximidade aos objetos de estudo, bem como estimulam abordagens ativas de ensino-aprendizagem. É neste sentido que o presente trabalho pretende explorar as potencialidades pedagógicas de plantas e “bichinhos de jardim" para aulas práticas de ciências e biologia. "Bichinhos de Jardim" é o nome das tirinhas publicadas, desde do ano 2000, pela cartunista Clara Gomes e serviram para definir o corpus de “bichinhos” e plantas que foram usados para criação de um “Guia de campo de quintal”, ou seja, foram identificados e catalogados aqueles espécimens que aparecem como personagens das tirinhas. Acredita-se que um guia de campo utilizando a fauna e flora presentes no ambiente urbano de quintais, praças, jardins etc. pode ser uma ferramenta importante para auxiliar docentes em saídas de campo de baixo custo e com planejamento e logística simples para suas aulas, contribuindo para a motivação e aprendizado dos alunos. O guia foi avaliado na plataforma google forms por estudantes, professores e leigos obtendo resultados positivos. | - |
Descrição: dc.description | Field allow a close contact with nature, as well as stimulates active learning. Based on that this work intended to explore the pedagogical potential of plants and “garden animals" for practical science and biology classes. Bichinhos de Jardim (Garden Animals) is the name of the comic strips published, since 2000, by cartoonist Clara Gomes and served to define the corpus of animals and plants that were used to create a “Backyard Field Guide”, that is, those specimens that appear as characters in the strips were identified and cataloged. It is believed that a field guide using the fauna and flora present in the urban environment of backyards, squares, gardens, etc. can be an important tool to assist teachers on low-cost field trips and with simple planning and logistics for their classes, contributing to student motivation and learning. The guide was evaluated on the Google Forms platform by students, teachers and lay people, obtaining positive results. | - |
Descrição: dc.description | 102 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guia de campo, Saída de campo, Atividades didáticas, Histórias em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino da Ciência, Ensino de biologia, Fauna, Flora, Processo de ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Field guide, Field trip, Didactic activities, Comic books | - |
Título: dc.title | Plantas e “bichinhos de Jardim” para aulas de ciências e biologia. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: