Análise da matriz de transporte brasileira: emissão de CO2 e consumo de energia

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLeal Junior, Ilton Curty-
Autor(es): dc.contributorTeodoro, Pitias-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Vanessa de Almeida-
Autor(es): dc.creatorValva, Diego Coelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-07-11T18:40:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-07-11T18:40:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-07-28-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2040-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775166-
Descrição: dc.descriptionA situação da matriz de transporte brasileira é preocupante, pois desde a década de 80 os investimentos foram sendo reduzidos, tornando-a desbalanceada. O transporte de carga concentra-se no modo rodoviário, o que é inadequado do ponto de vista econômico e ambiental para um país com tamanho continental como o Brasil. Diante disso, neste trabalho, com base na matriz de transporte brasileira, levantou-se o consumo de energia e a emissão de dióxido de carbono (CO2) do setor. Consideraram-se alterações nas matrizes individuais de dez produtos que estão entre os de maior volume e com grande representatividade para a economia brasileira. Para isso, propuseram-se quatro cenários que foram analisados quantitativamente em termos de consumo de energia e emissão de CO2. Ao final, foi possível sugerir melhorias em relação à situação atual, considerando-se ações de transferência modal e/ou alteração de fontes de energia. Os resultados mostram ser possível reduzir em até 21% o consumo de energia e até 75% as emissões de CO2-
Descrição: dc.descriptionThe situation in the Brazilian transportation matrix is worrisome due to the fact that since the 80 investments have been reduced, making it unbalanced. the freight transport focuses on road transport, which is inadequate for an economic and environmental perspective for a country with continental size just like Brazil. Based on what has been shown before, in this paper, considering the Brazilian transportation matrix, a research's been made about the energy consumption and carbon dioxide emission. We considered changes in individual arrays of ten products that are among the highest-volume and highly representative for the Brazilian economy. For this, four scenarios have been proposed that were analyzed quantitatively in terms of energy consumption and CO2 emissions. At the end, we can suggest improvements over the current situation, considering modal shift actions and / or modification of energy sources. The results show that it is possible to reduce by 21% the energy consumption and 75% CO2-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Direitos: dc.rightsOpen Access-
Direitos: dc.rightsCC-BY-SA-
Palavras-chave: dc.subjectMatriz de transporte-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo de energia-
Palavras-chave: dc.subjectEmissão de dióxido de carbono-
Palavras-chave: dc.subjectTransporte-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo de energia-
Palavras-chave: dc.subjectEmissão de gases-
Palavras-chave: dc.subjectDióxido de carbono-
Palavras-chave: dc.subjectMatrix of transportation-
Palavras-chave: dc.subjectPower consumption-
Palavras-chave: dc.subjectEmission of carbon dioxide-
Título: dc.titleAnálise da matriz de transporte brasileira: emissão de CO2 e consumo de energia-
Tipo de arquivo: dc.typeTrabalho de conclusão de curso-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF

Não existem arquivos associados a este item.