Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Juvêncio, Carlos Henrique | - |
Autor(es): dc.contributor | Milani, Suellen Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Greenhalgh, Raphael Diego | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, Igor Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:40:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:40:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-08-04 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29798 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775148 | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa objetiva delimitar traços da constituição histórica dos Livros de Artista, objetos da arte contemporânea produzidos sob óticas do livro (sua mímica, sua extensão, sua ideia...), e suas relações e embates enquanto objetos livro. Para isso, busca-se traçar uma narrativa de desconstrução e identificação do livro, com foco em seu modelo impresso, que figure os elementos tangíveis e intangíveis que o colocam em dada categoria de importância dentro das dinâmicas sociais, para que, a partir de sua desfiguração possa se construir a relação dos Livros de Artista enquanto uma extensão e ampliação na produção livresca. Tem-se como método pesquisa de natureza bibliográfica, a partir de consulta e levantamento de bibliografia em bases de dados e de livros que figuram relevância aos temas propostos. Dentro alguns autores e ideias trabalhados na construção deste material estão: Eco (2010), Jacob e Baratin (2008), Canfora (2003), Hansen (2019), e suas óticas sobre o livro, sua forma e seu lugar no jogo social; Moles (1972) e Baudrillard (1972), nas teorias relacionadas ao objeto, mas especificamente aqui, do livro enquanto objeto; e Carrión (2011), Fabris e Costa (1985), Plaza (1982), Silveira (2008), Barbosa e Saldanha (2018), Drucker (2004) e Philpot (1982, 1993 e 2013), quando relacionadas ao livro de artista. A conclusão que se busca é de demonstrar os Livros de Artista como extensão do livro e de suas produções frente às variações e os desenvolvimentos que sofre com o avançar dos tempos, e com isso configura-los enquanto campo de estudos no cerne da Ciência da Informação e da Biblioteconomia no que tange reflexões como, por exemplo, o acesso à informação e a informação através da arte. | - |
Descrição: dc.description | CAPES | - |
Descrição: dc.description | The research aims to delimit traces of the historical constitution of Artists’ Books, objects of contemporary art produced from the perspective of the book (its mime, its extension, its idea…), and its relations and clashes as book objects. It seeks to outline a narrative of deconstruction and identification of the book, focusing on its printed model, which includes the tangible and intangible elements that work it in a given category of importance within social dynamics, so that, from its disfiguration can build the relationship of Artists’ Books as an extension and enlargement in book production. It is a research of a bibliographical nature, based on a method of consultation and survey of bibliography in databases and books that are related to the proposed themes. Among some authors ans ideas worked on in the construction of this material are: Eco (2010), Jacob and Baratin (2008), Canfora (2003), Hansen (2019), and their perspectives on the book, its form and its place in the social game; Moles (1972) and Baudrillard (1972), in theories related to the object, but specifically here, of the book as an object; and Carrión (2011), Fabris and Costa (1985), Plaza (1982), Silveira (2008), Barbosa and Saldanha (2018), Drucker (2004) and Philpot (1982, 1993 e 2013), when related to the Artists’ Books. The conclusion that is sought is to demonstrate the Artists’ Books as an extension of the book and its productions in the face of the variations and developments that suffer with the advancement of times, and thus configures them as a field of studies at the heart of Information Science and Librarianship with regard | - |
Descrição: dc.description | 90 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | História do livro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros de Artista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros artísticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Obra de arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | História do livro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livro de arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Book history | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artists’ books | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artistic books | - |
Palavras-chave: dc.subject | Work of art | - |
Título: dc.title | Cartografias do livro de artista: mapeamentos introdutórios sobre questões terminológicas e histórico-conceituais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Dissertação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: