Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Farage, Eblin | - |
Autor(es): dc.contributor | Helfreich , Francine | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos, Jussara Francisca de Assis dos | - |
Autor(es): dc.creator | Senna, Thaíza Freitas de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-07-11T18:40:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-07-11T18:40:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://app.uff.br/riuff/handle/1/31910 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/775146 | - |
Descrição: dc.description | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo promover uma reflexão crítica entre o Serviço Social Brasileiro contemporâneo e a Educação Popular, com o intuito de trazer contribuições para um fazer profissional comprometido com a transformação social e com o processo de emancipação da classe trabalhadora, sendo esta, por sua vez, aquela ao qual se tem o compromisso firmado a luz do Código de Ética de 1993 e do Projeto Ético-Político da profissão. Sendo assim, este trabalho tem como ponto de partida o resgate da evolução histórica do Serviço Social no Brasil e as diferentes perspectivas profissionais já assumidas pela profissão até que a mesma adotasse a postura interventiva crítica e combativa que conhecemos na atualidade. Elucidando, a partir disso, o pensar de metodologias de atuação profissional que fortaleçam a participação popular e emancipação dos usuários, bem como que continuem reafirmando o projeto ético-político profissional progressista da profissão, com o intuito contrapor a ordem hegemônica e as tendências mercantis de produção e reprodução da vida, posicionando-se em prol da classe trabalhadora e na defesa e garantia de seus direitos. | - |
Descrição: dc.description | 83 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Open Access | - |
Direitos: dc.rights | CC-BY-SA | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação humana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação popular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática de serviço social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Participação popular | - |
Título: dc.title | Educação popular e serviço social: diálogos que reafirmam um fazer profissional comprometido com a transformação social contribuindo para o processo de emancipação da classe trabalhadora | - |
Tipo de arquivo: dc.type | Trabalho de conclusão de curso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense - RiUFF |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: